Se for levada a sério, sustentabilidade empresarial pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio

Tão ou mais importante do que adotar bons hábitos para o meio ambiente dentro de casa é levá-los para o local de trabalho, onde você passa pelo menos oito horas todos os dias!
Embora a consciência ecológica já faça parte da rotina de muita gente, a sustentabilidade empresarial é uma atitude que ainda deixa a desejar.

No trabalho, é muito comum se deparar com desperdício de papel na hora de imprimir, vazamentos não consertados nos banheiros e lâmpadas acesas sem necessidade. Esses pequenos gastos, se frequentes nas diversas empresas brasileiras, podem comprometer, e muito, o meio ambiente e, consequentemente, a vida de todos.

 

Empresa Sustentável

 

A responsabilidade ambiental dentro das empresas está sendo cada vez mais cobrada. Para incentivar esse comprometimento, existem certificações rígidas emitidas por entidades oficiais, como a família ISO 14000, que indica a minimização dos impactos ambientais gerados pela atividade da empresa e o melhoramento contínuo de seu desempenho ambiental.

No entanto, é preciso entender que empresas sustentáveis não são uma moda passageira. Elas vieram para impactar positivamente o meio ambiente e qualquer prática de fachada é conhecida como greenwash, feita apenas para gerar lucro, podendo destruir a credibilidade de uma companhia. Aquelas que genuinamente se importam com o ambiente são capazes de conquistar uma melhor visibilidade e aceitação no mercado.

Empresas como Pepsi, GE e Walmart são bons exemplos de empresas que investiram em políticas verdes e estão gerando benefícios para todo o mundo.

Adotar atitudes que levam à sustentabilidade empresarial é mais fácil do que parece e adaptar o seu escritório vai gerar uma mudança positiva. Saiba como fazer isso no ambiente de trabalho:

 

O que você precisa para instalação de um escritório sustentável?

Já existem muitos locais de trabalho pensados justamente para atender, ao mesmo tempo, às necessidades do meio ambiente e das empresas. São cada vez mais construções que já saem da planta equipadas com tecnologias e atitudes sustentáveis para você instalar a sua empresa.

De forma geral, esses projetos têm algumas características em comum. Eles respeitam as leis ambientais, poupam a natureza, economizam e reutilizam materiais, contam com trabalhadores com consciência ecológica e obtém certificações.

Depois de todo esse procedimento na hora de construir, o local é passado para você, que tem como dever continuar promovendo a sustentabilidade do escritório e ampliá-la ainda mais, seja para a vizinhança ou para outras de suas unidades.

Alguns imóveis comerciais para alugar também apresentam boas condições para a instalação de um escritório sustentável e é uma alternativa mais acessível e rápida para o estabelecimento da empresa.

 

Reflita sobre a iluminação do escritório

Você dificilmente já ouviu alguém reclamar de um ambiente muito iluminado, enquanto que a ausência de luz pode prejudicar o trabalho. Logo, uma coisa é certa: para que todo mundo possa trabalhar de forma efetiva, será preciso providenciar luz. Por isso, prefira a natural. Com algumas mudanças na arquitetura do espaço, é possível privilegiar a iluminação natural.

Ao posicionar as mesas perto de portas e janelas de vidro transparente ou levemente jateados, você diminuirá a necessidade de utilizar as lâmpadas o tempo todo, e ainda, aproveitará a luz do sol e a ventilação para aquecer ou refrescar o ambiente sem o uso do ar condicionado.

Se não for possível fazer esse tipo de modificação, sensores de luz podem ser de grande ajuda. Eles regulam automaticamente a quantidade de luz que será precisa para a atividade desenvolvida.

Simples luminárias nas mesas, ou invés de uma grande quantidade de lâmpadas no teto, também são boas opções para reduzir o consumo. Use sempre as lâmpadas com tecnologia LED, duráveis, econômicas e acessíveis.

 

Use equipamentos de baixo consumo

Além das lâmpadas LED, existe uma série de equipamentos tecnológicos que gastam menos energia e geram menos calor enquanto cumprem suas funções. Computadores e micro-ondas são bons exemplos para serem avaliados e, se preciso, trocados.

No caso de computadores, notebooks ou tablets, diversas marcas reconhecidas possuem ao menos uma linha de produtos ecológicos em seu portfólio, que atuam com a mesma ou melhor eficiência do que os aparelhos atuais da sua empresa. Faça uma cotação, colocando na ponta do lápis a economia a longo prazo que você atingirá.

Aparelhos elétricos que ficam na cozinha, como o micro-ondas, a cafeteira e a geladeira, também podem ser substituídos por modelos mais econômicos. Para não pesar no caixa da empresa, faça uma mudança de cada vez, já que esses equipamentos são menos utilizados do que o material de trabalho.

 

plantas-no-escritorio-comercial

Cultive plantas no ambiente

Além de deixarem o escritório com uma cara muito mais amigável, incluir plantas no local de trabalho traz benefícios para o meio ambiente, e, ainda, para a produtividade e o bem-estar da sua equipe. As plantas melhoram a qualidade do ar que circula dentro da empresa, filtrando-o e aumentando a umidade.

Além disso, elas ajudam a estimular e engajar os funcionários em atitudes sustentáveis, pois são um lembrete permanente da importância de preservar a natureza.

Entre as plantas ideias para escritórios, estão os cactos, costelas-de-adão, samambaia, lírios e violetas, que exigem pouca incidência de luz solar direta, são fáceis de serem mantidas, têm baixo custo e duram muito mais tempo.

 

Faça uma campanha de sustentabilidade empresarial

responsabilidade-sustentavel-empresarial

 

Nem todos os funcionários praticam atitudes verdes com frequência, e mesmo aqueles que praticam tendem a abusar dos maus hábitos no local de trabalho. Por isso, você terá que realizar uma campanha de conscientização, garantindo que todos tenham o mesmo nível de conhecimento e engajamento para que a empresa se torne cada vez mais sustentável.

Insira lembretes de boas práticas próximos a locais onde o “abuso” costuma acontecer, como impressora, banheiro e interruptor. Envie e-mails periódicos informando sobre as novas mudanças rumos à sustentabilidade, como o uso de papel reciclado para os cartões de visita e o desligamento do ar condicionado durante o horário de almoço.

Além disso, estimule os funcionários a mudarem seus próprios hábitos. Você pode presenteá-los com uma caneca para que eles evitem os copos plásticos na hora do café e instalar um bicicletário e um chuveiro para que eles possam pedalar até o trabalho, por exemplo.

 

WebEscritórios

Ver todas as postagens

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO