A locação comercial perfeita faz a diferença para o sucesso de um negócio. Saiba como acertar nessa busca!

Fazer uma locação comercial é um verdadeiro marco para o negócio. Isso quer dizer que a empresa está oficialmente inaugurando ou expandindo suas operações e precisa de um lugar fixo e adequado para prosperar.

A procura por um imóvel comerical já é naturalmente um longo processo, e fazer a escolha de um endereço para instalar uma empresa é tão difícil quanto. Você precisa considerar fatores como preço, tamanho, localização, vigência do contrato, vizinhança e muitos outros.

Contrato Locacao Comercial

 

No entanto, além disso tudo, escolher os melhores imóveis comerciais demanda uma série de outras preocupações, afinal, o ponto comercial pode ser em grande parte responsável pelo sucesso do negócio.

Entre as dicas para acertar na escolha, pense no retorno que o ponto de venda pode alcançar, principalmente se o local for ideal, mas estiver acima do seu orçamento. Além disso, avalie se a proximidade com a sua concorrência e/ou negócios com sinergia é positivo ou negativo para a sua empresa. Facilidade de acesso e boa aparência também são essenciais.

Agora, para não fazer uma escolha inadequada da sua locação comercial, é melhor conhecer as dicas a seguir e contar com o auxílio de especialistas em pontos comerciais:


Considere o tamanho do imóvel comercial

Trabalhar em um local onde todo mundo fica apertado e onde não há lugar para guardar materiais e estoque é extremamente desconfortável, além de ser arriscado para a produtividade e até para a saúde dos funcionários.

Se é a sua primeira experiência com imóveis comerciais, pode ser ainda difícil prever qual é a necessidade de espaço da sua empresa. Por isso, comece refletindo se o espaço que você ocupa atualmente é adequado para uma pessoa e quanto os seus materiais precisam para serem acomodados adequadamente. Determine a metragem necessária e não perca de vista.

Se você está em fase de expansão e fará a transferência da sua equipe, considere que ela já está acostumada a determinado tamanho de mesa, armário, cozinha e tudo o que precisa para trabalhar de forma eficiente. Nesse caso, faça do processo de mudança uma experiência para melhor.


Espaço “sobrando” para a expansão

Um dos principais objetivos de um negócio é crescer, então, alugue um imóvel que possa comportar todas as suas necessidades futuras. Para isso, considere o período de tempo que você pretende permanecer no local.

O espaço extra disponível para a expansão deve ser planejado estrategicamente. Isso evita que, no futuro, você precise negociar e fazer reformas e adaptações para incluir mais pessoas, salas de reunião e depósito, por exemplo.

O excesso de mesas vazias, passa uma má impressão para seus visitantes e funcionários. Por outro lado, espaço sobrando no almoxarifado é um bom sinal, principalmente se você pretende preenchê-lo rapidamente. Se eventualmente a empresa crescer mais do que o esperado no prazo de tempo, avalie se vale a pena criar uma segunda unidade ou manter as equipes e as operações unificadas.

espaco-locacao-comercial

 

Infraestrutura deve ser adequada

A sua locação ideal deve ter a infraestrutura adequada para o seu negócio. Isso quer dizer que você não deve alterar a sua empresa para caber no local, e sim escolher um ponto comercial para alugar onde a empresa caiba perfeitamente. Portanto, antes de fechar o negócio, considere todas as suas necessidades.

A quantidade de banheiros e salas de reunião, a localização do café ou do refeitório, o número de depósitos, a acessibilidade para portadores de necessidades especiais e a manutenção exigida são itens frequentemente subestimados por quem está procurando pontos comerciais para alugar. Porém, eles fazem toda a diferença para que a rotina da empresa possa fluir tranquilamente.

Além disso, não abra mão da segurança. Pontos dentro de centros comerciais contam com a vantagem de ter segurança 24 horas, enquanto que imóveis desprotegidos podem exigir a contratação de um profissional, a instalação de câmeras e alarmes e outros procedimentos para torná-lo mais seguro.


O local precisa ser acessível

De forma geral, o local escolhido deve ser fácil de acessar pelo público-alvo. Entretanto, isso depende do tipo de negócio: os de passagem, como lojas, atraem consumidores pela fachada; já os de destino, que muitas vezes ficam instalados em condomínios empresariais, precisam que o cliente esteja disposto a se deslocar até lá.

No caso dos negócios de passagem, é mais adequado que eles fiquem instalados onde há alta concentração de potenciais consumidores, como, por exemplo, uma loja de roupas esportivas ao lado de uma academia. Já os negócios de destino precisam contar com facilidades, como estacionamento ou transporte público na região, para incentivar o fluxo dos clientes.  

Para os funcionários, a localização preferida é próxima a locais bem servidos de transporte público ou que tenha estacionamento gratuito. Considere instalar um estacionamento para bicicletas para agradar os funcionários que se locomovem com esse meio de transporte.


Fique próximo ao seu público-alvo

É muito importante entender a área de influência do seu negócio. A maior parte dos seus potenciais clientes deve estar concentrada na região em que você está presente. Dessa forma, você aumenta as chances de efetuar vendas.

Entretanto, é preciso tomar cuidado com os negócios adjacentes e os concorrentes que ficam perto da sua empresa. Os consumidores podem simplesmente evitar entrar na sua empresa pois a região não é usual para adquirir determinado bem ou serviço ou por preferirem um concorrente já consolidado nas proximidades.

Se você souber quem é o seu público alvo, será muito mais fácil acertar na localização do imóvel. Por isso, invista em bairros que são ótimos centros comerciais na pesquisa. Ela fará toda a diferença para alavancar a sua empresa.

WebEscritórios

Ver todas as postagens

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO