fbpx

Para acertar na escolha, o imóvel comercial para comprar deve ser regularizado o mais rápido possível!

A busca para comprar um imóvel comercial pode ser considerada uma grande conquista para quem está à frente de uma empresa, afinal, é um sinal de que os negócios estão prosperando. Para manter esse ritmo, a aquisição do local que vai abrigar toda a equipe, produtos e estrutura tem que ser ideal.  

 

cuidados-comprar-imovel-comercial

 

A crise econômica acarretou no aumento da vacância de imóveis comerciais e, consequentemente, na queda dos preços. É por isso que há tanta gente interessada em aproveitar o fim desse período para adquirir um local fixo para trabalhar.

Entretanto, a taxa de retorno que o imóvel comercial está revertendo para o proprietário ainda é baixa, em torno de 1,5% no segundo trimestre de 2017, menor do que o mesmo período do ano passado e inferior ao último trimestre, de acordo com o Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial (IGMI-C). A expectativa é que o fim da crise traga a melhoria desse cenário no próximo ano.

A oferta de locações atualmente é superior à de imóveis comerciais para comprar, pois os proprietários preferem gerar renda do que manter o imóvel. Mas, mesmo assim, ainda é possível encontrar boas oportunidades para instalar seu ponto comercial, basta seguir alguns cuidados, como:


Vale a pena comprar o imóvel comercial?

Nem sempre adquirir um imóvel comercial é a melhor opção para o seu negócio. Antigamente, um imóvel próprio passava a impressão de uma empresa estruturada, mas, hoje em dia, esse tipo de ativo tem menos importância, logo, a aquisição não é um diferencial competitivo.

Além disso, é preciso considerar que o dinheiro necessário para a compra poderia ser melhor investido para o aperfeiçoamento de seu produto ou para uma aplicação financeira, por exemplo.

Lembre-se que a aquisição é menos flexível que a locação: se a empresa crescer, se o entorno se modificar ou se a estrutura estiver decadente, você será obrigado a manter sua operação no mesmo local enquanto prepara uma poupança para uma nova escolha imobiliária.


Considere o potencial de valorização do imóvel

Você não precisa permanecer no mesmo local durante toda a existência da empresa. Por isso, é essencial fazer a compra do imóvel visando o longo prazo, que pode significar a locação ou a venda do espaço.

Pesquise sobre o potencial de valorização do imóvel, levando em consideração sua localização, a facilidade de acesso, o desenvolvimento do entorno e as próprias condições internas do local. Se a área está prestes a receber novos investimentos e melhorias, como a instalação de uma linha de metrô ou de um centro de compras, ou se você pretende fazer uma grande reforma para modernização, há grandes chances de valorização.

 

Regularização

Antes de assinar o contrato de compra do novo imóvel para a sua empresa, verifique se ele está com a documentação regularizada ou se será possível fazer isso. Os documentos variam de acordo com o tipo de empreendimento, o tipo de negócio, a região e outros fatores, e, muitas vezes, podem chegar a centenas de documentos!

Entre as documentações mais comuns, estão o Habite-se, a aprovação da planta, um estudo de viabilidade técnica, um relatório de impacto na vizinhança, alvará ou licença de funcionamento. Se a atividade da sua empresa estiver sujeita à regulamentação da Vigilância Sanitária ou de órgãos de controle ambiental, analise as condições do imóvel para atender essas regras.

Caso o seu imóvel não esteja devidamente regulamentado, você estará sujeito a multa e, em último caso, a interdição do local.

regularizacao-imovel-comercial

Negocie os valores do imóvel comercial para compra

O preço é um dos principais fatores de compra, e a possibilidade de adequá-lo ao seu orçamento é essencial para fazer um bom negócio na hora de comprar o imóvel. O atual momento de crise é muito propício para as negociações, principalmente se você possuir verba suficiente para a entrada.

Busque apenas as melhores oportunidades do setor. No entanto, você precisará pesquisar bastante para encontrar o imóvel ideal para a sua necessidade. Conte com o auxílio de corretores especializados e da internet para essa tarefa.

Financiamento para imóvel comercial

Quem não possui capital disponível para comprar à vista tem a chance de realizar um financiamento para o imóvel comercial, desde que conheça todos os detalhes sobre esse tipo de concessão de crédito.

O crédito imobiliário para a compra de imóvel comercial quase sempre é mais caro do que o crédito para a compra do próprio lar. As taxas de juros variam de 12,10% a 17,5% ao ano e ainda há a cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Analise também qual é a porcentagem que o banco financia, a quantidade de parcelas que você vai pagar e o valor de cada uma.


Nem sempre condomínio é a melhor opção

Um ponto comercial dentro de um condomínio ou de um shopping center podem ser muito atrativos devido a sua localização privilegiada, segurança o tempo todo e estrutura toda pronta. Entretanto, nem sempre eles são adequados para o seu tipo de negócio e para o seu orçamento.

Ao decidir comprar um ponto comercial dentro de locais como esse, lembre-se que você terá que pagar taxas de condomínio, garantir que o local esteja ocupado em um curto prazo de tempo e a contribuição para um fundo de promoção. Muitas vezes, vale fazer o investimento em um imóvel tradicional e providenciar melhorias, se possível.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO