fbpx

É possível verificar um aumento considerável na locação de galpões industriais no 2º semestre de 2017, mas quais foram os motivos que levaram isso a acontecer?

 

Não há como negar: a crise econômica do Brasil atingiu a praticamente todas as empresas, independentemente de qual seja seu ramo de atuação. Empresas de maior porte podem não ter sofrido tanto assim, mas é um fato que estas também passaram por períodos mais complicados durante os últimos meses.

As consequências que resultaram dessa crise foram sentidas em várias áreas: nas vendas, na produção industrial, nos serviços e, sem sombra de dúvidas, também no mercado imobiliário, que passou por um período de recessão, com um baixo número de novos aluguéis e também de vendas de imóveis.

Hoje em dia, porém, o mercado de imóveis para alugar está aquecido, já que a recuperação econômica do País é uma realidade, ao passo que o preço dos aluguéis ainda continua em queda. Isso ocasionou no aumento de empresas interessadas no aluguel de galpão industrial, que tende a aumentar ainda mais com o passar do tempo.

É interessante entender o que levou esse processo a acontecer, bem como acompanhar a evolução dos números dos aluguéis, já que assim será possível que as empresas interessadas se preparem para as tendências do mercado imobiliário e consigam concretizar os melhores negócios.

Crescimento do Aluguel de Galpão Industrial em Números

Para fazer as seguintes comparações, foram utilizados como base os dados divulgados pela Revista Buildings, da Edição 37 (Ano 10, 2º Trimestre de 2017) e da Edição 38 (Ano 10, 3º Trimestre de 2017). Por mais que a diferença seja de 3 meses entre as duas edições, o que não parece ser um período muito grande de tempo, é possível ver muitas mudanças.

No 2º trimestre de 2017, a taxa de vacância (relação entre o volume de imóveis disponíveis e o volume total existente) era de 27,93% no Estado de São Paulo, 26,09% no Estado do Rio de Janeiro e de 25,21% ao considerar 17 estados do Brasil.

Já no 3º trimestre de 2017, houve um bom aumento no aluguel de galpão industrial: ainda que a taxa de vacância fosse de 31% em imóveis de classe A do Estado de São Paulo, ela passou a ser de apenas 21,61% nos outros imóveis. No Estado do Rio de Janeiro, a taxa de vacância ficou em 26% e 19,85%, respectivamente, com imóveis de classe A e de demais categorias.

No panorama dos 17 estados observados, a taxa de vacância de todos os galpões e edifícios industriais ficou em 22,58%, com 5.015.309 m² livres do total de 22.212.465 m². A queda na taxa de vacância foi de 2,67% em relação ao 2º trimestre de 2017.

Motivos Que Levaram ao Aumento dos Aluguéis de Galpões e Edifícios Industriais

A recuperação econômica foi um dos principais motivos, já que isso fez com que os consumidores tivessem um maior poder aquisitivo, o que consequentemente aumenta a receita das empresas e indústrias. Logo, com mais dinheiro e mais procura, maior tende a ser a demanda, que consequentemente precisa ser atendida mediante o aluguel de galpão industrial.

Outro motivo que também levou a esse aumento foi a grande quantidade de opções disponíveis para locação. Do 1º para o 2º trimestre, foram lançados mais 5 edifícios industriais nos 17 estados contabilizados. Se houve um aumento nos aluguéis mesmo com esse aumento de oferta de edifícios, então a procura realmente cresceu.

Também é importante ressaltar que existem opções para todos os bolsos, o que dá opções às empresas interessadas de escolher por aqueles edifícios e prédios que melhor atendam às suas demandas operacionais e logísticas. Ao mesmo tempo que a locação de 1 m² pode custar R$ 45 por mês em um edifício em São Paulo, por exemplo, é possível encontrar opções a R$ 6 por m² por mês no Rio Grande do Sul.

Motivos Pelo Crescimendo do Aluguel de Galpão Industrial

Como Economizar na Locação de um Galpão Industrial?

Assim como é possível negociar na compra de um estabelecimento comercial, também existem algumas dicas que podem ser seguidas para alugar um imóvel industrial. Algumas delas são as seguintes:

  • Ao locar uma área maior, é possível tentar barganhar por preços melhores junto ao proprietário ou imobiliária. Afinal de contas, para ele também é mais compensador alugar uma parte maior do seu imóvel.
  • É essencial fazer uma vistoria completa no local antes de fechar negócio, para não ter surpresas desagradáveis depois que o contrato já tiver sido firmado.
  • Caso se verifique que algumas reformas e reparos são necessários, mas o futuro locatário estiver muito interessado no aluguel de galpão industrial, a melhor opção pode ser que ele arque com os custos das reformas, desde que o proprietário abata todos os valores gastos do aluguel. Assim, ambas as partes serão beneficiadas.
  • Também é muito importante combinar com o proprietário ou com a imobiliária de quem será a responsabilidade em relação a eventuais danos ou problemas na edificação. Esta geralmente é do proprietário, mas é bom deixar isso claro no contrato.
  • Na hora de conversar em respeito aos valores, é importante que o futuro locatário esteja a par do preço dos aluguéis de galpões industriais com características semelhantes, de modo a ter condições de pechinchar e até mesmo de ter uma segunda alternativa caso o processo não seja concluído.

Com todas essas dicas, será muito mais fácil alugar um imóvel industrial que supra a todas as necessidades da empresa e possa proporcionar o melhor custo-benefício possível!

A WebIndustrial é um site onde é possível encontrar uma série de opções para aluguel de galpão industrial. São galpões de diferentes tamanhos e características em todo o Brasil, ideais para cada necessidade. Assim, será possível se aproveitar desse momento de crescimento dos aluguéis de galpões industriais e encontrar as melhores opções do mercado.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO