A negociação entre inquilinos e proprietários em escritórios comerciais deve mudar na região metropolitana de São Paulo em 2018. O resultado deve refletir em todo país

Com a melhora em toda atividade econômica e a geração de novos empregos, haverá uma redução de acordo com os dados de vacância dos escritórios comerciais e o aumento do preço dos ativos. Para ganhar dinheiro no setor, o investidor precisar fazer uma avaliação de imóveis comerciais.

Em termos de números, a taxa de vacância caiu 0,13% entre o primeiro trimestre e o segundo do ano, fechando com 26%. O preço médio para locação caiu mais de 2% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior.

Imóveis Comerciais 2018

Entenda que essa taxa de vacância é a relação entre o volume de imóveis disponíveis e o volume total existente de edifícios.

Os números acima são da cidade de São Paulo, mas mostra os bons números que devem aparecer no Brasil todo.

Em termos de perspectivas nacionais, por exemplo, há a previsão de entrega de novos espaços corporativos até o fim deste ano, o que influencia 2018. Isso faz com que o perfil de negociação entre inquilinos e proprietários do segmento comercial seja mais flexível.

Agora, o inquilino deve mudar para um nível mais neutro e com um peso maior por parte do proprietário. O resultado é que os valores serão reajustados até o ponto que fique acima da inflação – o que é ótimo para todo setor imobiliário.

Há de se considerar ainda que o setor comercial sempre é afetado mais rapidamente do que o residencial – o setor havia puxado o freio quando a crise começou e agora deve se reestabelecer rapidamente, quando a economia voltar a se recuperar.

Como avaliar o seu imóvel comercial para 2018

Imóvel Comercial Para 2018

Separamos alguns tópicos breves para te ajudar na avaliação de imóveis comerciais para o próximo ano, levando em conta tudo que falamos até aqui – haverá uma retomada da economia e o mercado imobiliário será afetado positivamente.

Área

O valor do m² vai voltar a subir para os imóveis comerciais e o que se sabe é que eles sempre são maiores do que o m² do imóvel residencial. É óbvio que quanto maior o imóvel, maior será o seu valor.

Localização

A localização é outro ponto que pode favorecer o seu negócio – existem muitos coeficientes de localização que precisam ser analisados, como estar perto do centro ou de regiões movimentadas, por exemplo. Saiba quais regiões estão em alta para os imóveis comerciais.

É o que os especialistas chamam de zona geográfica, que permitem facilidade de acesso de transportes públicos e as possíveis chances de estacionamento.

Demanda

Observe também o fluxo dos clientes em potencial.

As zonas mais procuradas têm valores mais altos e um imóvel comercial pode ser avaliado através do rendimento do que ele produz.

Características

Algumas características são imprescindíveis para os imóveis comerciais, como a rede de água, as instalações elétricas, gás, esgoto e elevadores.

Além disso, o estado físico e geral do imóvel também conta e é importante para valorizar um imóvel ou não.

É hora de investir em imóveis comerciais – pensando em 2018

Investindo em imoveis comerciais

Se você já pensava em imóveis para alugar, mas estava com medo da crise… Provavelmente, a sua hora é agora!

O mercado de salas e conjuntos comerciais ainda está com recuo nos preços médios na venda e na locação, conforme dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), de agosto.

O levantamento levou em conta escritórios de até 200 m² de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

O preço médio na venda dos imóveis comerciais recuou em 0,19% e no acumulado do ano, a retração foi de 2,46%.

O preço médio do aluguel também teve queda, de 0,46% enquanto que no ano o número é de pouco mais de 3%.

Saiba como encontrar o seu imóvel comercial perfeito.

Por que, então, devo investir em imóveis comerciais?

Será que Devo Investir

Em se tratando de investidores, ou seja, pessoas que pensam em ganhar dinheiro com os imóveis comerciais, é preciso entender que esse bem tem detalhes importantes que precisam ser analisados antes da compra.

Mas, uma das maiores vantagens de investir em imóveis comerciais para alugar é que nesses casos há um contrato mais longo, o que assegura a estabilidade de renda fixa – diferente do que acontece com o aluguel de uma casa ou apartamento.

No mercado imobiliário, é possível encontrar contratos que duram mais de 10 anos.

O grande segredo é conhecer bem a natureza do negócio, considerando o espaço e a finalidade do projeto.

Como locador, você terá que estar preparado para o abandono do contrato de curta permanência para prosperar.

Além de toda avaliação de imóveis comerciais, considere também outros pontos importantes na hora de investir em um imóvel para o único fim da alocação.

Entre esses fatores, destacamos dois: a documentação e as atividades que serão praticadas.

De um lado, será totalmente necessário que a documentação esteja regularizada, com o “habite-se” e a aprovação da planta.

Depois, leve em conta também que seu espaço pode ser de grande potencial para atender os inquilinos, será que seu cliente será uma empresa de tecnologia ou de roupas, por exemplo?

Por que esse é o momento certo para investir em imóveis comerciais?

Momento Certo

Além de tudo que já falamos aqui, você deve se atentar também ao fato de que a taxa básica de juros da economia, Selic, está em 7% ao ano e isso fará com que os imóveis comerciais voltem a ser ocupados em um breve espaço de tempo.

Essa avalanche de bons resultados já começou e está provada em pesquisas.

Um estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostrou que no último ano mais de 73 mil novos imóveis foram lançados em todo país – e os índices devem melhorar no próximo ano, dizem os economistas.

E se você gosta de números, fique sabendo que outra perspectiva, dessa vez do Instituto Nacional de Estatística, as rendas dos imóveis devem subir em mais de 1% no próximo ano – isso representa o maior aumento desde 2013.

Para o BID (Banco de Compensações Internacionais), a valorização imobiliário no Brasil foi de 121% nos 5 anos que se seguiram após a crise dos Estados Unidos, em 2008.

As perspectivas são as melhores possíveis… E você, está preparado para elas? A Web Escritórios irá te auxiliar em todos os quesitos!

WebEscritórios

Ver todas as postagens

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO