fbpx

Saiba que levar em consideração na hora de escolher o bairro do seu imóvel corporativo

Cada vez mais se investe em bairros residenciais espalhados por todo o país com o intuito de melhorar a qualidade de vida e proporcionar mais conforto e praticidade para seus moradores. O acesso direto a produtos e serviços, bem como a maior proximidade dos grandes centros econômicos, é possibilitado através de um endereço fixo em determinado bairro comercial.

As áreas industriais muitas vezes oferecem boas condições de tráfego e excelentes vias para locomoção de veículos, áreas amplas com casas a preços convidativos e pouca presença de edifícios. Dessa forma, a escolha do tipo de bairro mais adequado irá variar de acordo com o perfil de seu morador.

A seguir, separamos uma lista com as principais vantagens e desvantagens de cada uma dessas áreas a fim de ajudar você na melhor decisão. Confira!

 

Bairro comercial

bairro-comercial

 

O que caracteriza, dá forma e torna o bairro comercial é a presença dos principais shopping centers, lojas e empresas dos mais variados setores e redes de varejo. A praticidade em primeiro plano!

Os edifícios e casas localizados nessa região contam com uma excelente estrutura para compras e trabalho. Contudo, apesar do foco na produção de capital, é possível viver bem e com qualidade nesses bairros. Em muitos deles, encontram-se também algumas das melhores universidades, escolas e cursos particulares, bem como associações e grandes hospitais, garantindo melhor acesso a empregos, educação e saúde.

Vantagens do bairro comercial

Levar os filhos na escola, passar no banco e chegar ao trabalho é possível em menos de trinta minutos. Para os moradores dos bairros comerciais uma rotina facilitada, mesmo sem o uso de carro, já uma realidade. Ou seja, nesses locais, a vida prática se mostra em sua face mais clara. Essa praticidade se estende a outros níveis. É mais fácil estudar, ir às compras, encontrar especialistas, emprego com mais responsabilidades e chances de crescimento. As ruas dessa parte da cidade parecem mais cosmopolitas, podendo-se observar pessoas de várias etnias, nacionalidades, grupos sociais e profissões. O que garante uma vida mais diversificada e ampla.

Desvantagens do bairro comercial

Como em tudo na vida, há alguns desafios urbanos a serem superados em um bairro comercial. Um deles é a perda da noção de comunidade. As pessoas tendem a focar na individualização e acabam se afastando uns dos outros, ou perdendo o interesse pela prosa com o amigo da esquina. Junto a isso, as avenidas sempre muito movimentadas podem ser fonte de ruídos e barulhos, os quais impedem o relaxamento e descanso, tão merecidos após um longo dia de trabalho. Os banners e inúmeros painéis de propaganda poluem o bairro visualmente, já vitimado com a falta de áreas verdes e vegetação natural. Diante desse cenário algumas alternativas vem sendo tomadas por prefeituras de todo o país, proibindo o trânsito em determinadas datas e incentivando a ocupação das ruas para a prática de esportes como o ciclismo.

 

Bairro residencial

bairro-residencial

 

Priorize a tranquilidade. Uma área voltada à habitação, repleta de prédios, condomínios, casarões e casas. A qualidade de vida e o sossego de seus moradores norteiam a organização do espaço.
Logo, lá serão encontradas poucas indústrias, hospitais ou grandes centros comerciais. Na verdade, quaisquer instituições necessárias para o dia a dia da família até que são encontradas nesses bairros, porém, em proporções menores se comparadas ao bairro comercial.

Vantagens do bairro residencial

A segurança e o sossego costumam ser apontados como as principais razões de se escolher um bairro residencial para se viver. A movimentação da rua, e consequentes ruídos, são menos frequentes. Os sons dos carros, apitos e buzinas são substituídos pelo latido do cão, pelo rádio do vizinho e risos de crianças. A presença de pequenas praças e árvores nos quintais protegem as pessoas do sol, diminuindo a temperatura e deixando o ambiente mais agradável e relaxante. As crianças e idosos podem aproveitar um espaço mais amplo e se locomover sem grandes dificuldades pelas ruas.

Desvantagens do bairro residencial

Normalmente faz-se necessário comprar um carro, utilizar o transporte público ou enfrentar o trânsito para chegar à empresa. A boa organização das compras, por exemplo, também vira uma necessidade. Muitas vezes. é preciso reservar um dia inteiro só para isso, ou seja, há uma perda em praticidade para a resolução de algumas tarefas.

 

Bairro industrial

industrias

 

Os bairros inicialmente projetados para receber industrias já vem sofrendo algumas modificações que possibilitam qualidade de vida a seus moradores. Antigos galpões são, cada vez mais, substituídos por casas e conjuntos residenciais, praças, lojas e estacionamentos devido ao ótimo custo-benefício.

A tendência das cidades na verticalização já chega a esses bairros e transforma o local. Acompanhando esse movimento, imobiliárias e empresas do ramos investem esforços para atrair ainda mais interessados, garantindo-lhes conforto e preços bastante acessíveis.

Vantagens do bairro industrial

O que mais atrai novos moradores para essa parte da cidade é o valor de venda de imóveis industriais, os quais em via de regra saem bem abaixo do custo médio dos outros bairros, chegando algumas vezes a uma diferença de 100%. Ou seja, com o valor de um apartamento em um bairro residencial, seria possível comprar dois apartamentos no bairro industrial.

Esse é o caso, por exemplo, do bairro do Jaguaré, localizado na zona oeste de São Paulo. Além disso, essas áreas dispõem frequentemente de excelentes vias de acesso para uma maior fluidez de veículos, acelerando o tráfego.

Desvantagens do bairro industrial

Uma das queixas mais recorrentes dos moradores em bairros industriais é a distância entre suas casas ou apartamentos, e supermercados ou escolas. Áreas de convívio comum são mais escassas, dificultando a diversidade de atividades em fins de semana, por exemplo.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO