fbpx

Siga essas 7 dicas valiosas e encontre o imóvel comercial ideal para seu negócio

Quem já passou pelo caminho das pedras e teve que alugar um imóvel comercial sabe que trata-se de uma tarefa nada fácil. É uma decisão que deve levar em conta não só o estilo de vida do profissional, mas também fatores que devem ser analisados priorizando a realização, o desempenho e a qualidade dos serviços prestados.

Antes de fechar contrato, é obrigatório avaliar o custo pretendido,  o tamanho do espaço a ser utilizado, a localização, o tamanho do ambiente e, claro, a segurança, que tem um papel importante na vida de clientes e funcionários.

Busca-de-imoveis-comerciais-checklist


Muitos empreendedores acabam dando um passo maior que as pernas e alugam o primeiro imóvel comercial que acham confortável e promissor, sem antes terem feito as devidas pesquisas para saber se o local tem potencial para atrair clientes e capacidade para comportar toda a demanda que uma empresa tem.

Se você também está na busca de imóveis comerciais e quer poupar-se de dores de cabeça – que costumam chegar atrasadas – veja as dicas que preparamos!

 

  1. Pesquise o imóvel até que não haja possibilidades

Todo mundo sabe que abrir o próprio negócio é o sonho de muita gente e que a quantidade de empreendedores correndo para ter seu cantinho é grande. Mas, é exatamente nessas horas que é preciso cautela e muita – muita! – pesquisa, já que é esse impulso amador que leva muita gente para o buraco logo de cara.

Essa dica é a primeira e vale para todos: nunca alugue o primeiro imóvel comercial que vê pela frente. A busca minuciosa se faz necessária para que se encontre não só o local mais em conta, mas um local que vai facilitar o trabalho como um todo.

  1. Tenha em mente seu tipo de serviço

Se você acabou de mergulhar na busca de imóveis, o ideal é vasculhar todas as cidades e bairros preferidos, avaliando tudo o que aparecer e que tiver o perfil que se procura.

Tomemos como exemplo uma loja de roupas. Sabemos que o sucesso de uma loja de roupas depende principalmente de sua localização estratégica e, portanto, é preciso escolher uma região onde os pontos comerciais sejam acessíveis e valorizados, e onde haja movimento durante boa parte do dia.   

 

  1. Conheça o bairro onde o imóvel se encontra

Outro fator importante que conta pontos a seu favor é conhecer o bairro no qual se quer investir. Além de visitar o imóvel e ver pessoalmente se está tudo certo, é válido dar uma volta aos arredores e avaliar o que se oferece ao público em termos de produtos e serviços.

Verifique também se o imóvel está localizado próximo a hospitais, supermercados, shoppings, postos de gasolina e bancos, por exemplo. Tendo tudo perto, a locomoção é facilitada e os serviços ganham em praticidade e pontualidade, economizando tempo e dinheiro.

Por fim, converse com alguns dos moradores para ter certeza de que a localização do imóvel é mesmo segura.

 

  1. Você precisa de mais ou de menos?

Depois de ter pesquisado e encontrado algumas opções, veja se elas estão de acordo com as suas reais necessidades. Não adianta nada se apaixonar por um imóvel que você sabe que não tem espaço ou capacidade suficiente para o tipo de serviço que oferece aos clientes.

Quantos cômodos o imóvel comercial deve ter? A prioridade é a acessibilidade ou ele pode estar mais afastado do centro? Ele tem o número de cômodos suficientes para acolher toda a equipe? Essas e outras questões devem ser levantadas para uma melhor análise sobre as exigências.

sala-comercial-muito-pequena

 

  1. Pense também no futuro

Conhecendo a estrutura do seu negócio, fica muito mais fácil estabelecer onde é possível instalar sua empresa. Isso também afeta a previsão de crescimento para os anos seguintes e é um fator crucial na escolha da localização ideal.

Assim, você também economiza e muito no orçamento. Se o tamanho do imóvel for muito maior do que o necessário, é óbvio que o aluguel será mais alto e, além disso, talvez nem se use todo o espaço do imóvel, mantendo áreas ociosas e que pesam no orçamento mensal.

Por outro lado, deve-se pensar na possibilidade de uma futura expansão da empresa, alugando imóveis comerciais não tão limitados.

  1. Observe as redondezas antes de alugar

Quando estamos afoitos na busca de imóveis para alugar e, principalmente, se já encontramos um que parece ser o ideal, é muito comum não pensarmos duas vezes. Porém, essa não é a melhor forma de agir. Focar apenas no imóvel, mesmo que ele seja aparentemente ideal, pode render muita dor de cabeça mais tarde.

É preciso avaliar todo um contexto e não só o imóvel em si. Se você gostou de um imóvel e tem a certeza de que gostaria de investir nele, antes de fechar contrato, vale a pena fazer algumas visitas ao longo do dia, da semana ou até do mês. Isso lhe dá uma ideia mais concreta de como seria investir ali.

Com olhos um pouco mais familiarizados com o local, tudo ficará mais claro e a decisão será certeira.

 

  1. A segurança também importa

A segurança, como já dissemos acima, é importantíssima nesse contexto e não adianta nada montar uma empresa em um imóvel lindo, mas que está localizado em uma área de risco ou desvalorizada por conta da violência ou inundações.

Se você está atento à segurança, é possível filtrar melhor as possibilidades e escolher com mais consciência. Sabemos que em áreas mais desvalorizadas os aluguéis de salas comerciais tendem a baixar, o que pode ser tentador, mas pode botar tudo a perder.

Se, após analisar todas essas dicas, o imóvel comercial atender às suas expectativas, você encontrou o imóvel ideal, é só pegar a caneta e assinar!

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO