O desejo de adquirir um imóvel comercial se faz presente em vários empreendedores e comerciantes, mas será que é possível comprar um cujo financiamento ainda não tenha sido quitado?

Não há como negar: um dos maiores sonhos dos brasileiros é investir em um imóvel comercial, principalmente por parte daqueles que já atuam no ramo do comércio ou que desejam começar um novo negócio, sem ter que se preocupar com o valor do aluguel todos os meses.

Encontrar o imóvel perfeito, porém, não é uma tarefa fácil: em todas as pesquisas feitas, aparecem opções de diferentes tamanhos, tipos, localizações e características, que nem sempre atendem àquilo que o comprador procura.

Pois bem, depois de muito buscar, eis que aparece aquele imóvel ideal, exatamente do jeito que o comprador imaginava, e ainda por cima à venda. Essa parece a melhor solução possível, não é mesmo?

Porém, durante a conversa e a negociação, o comprador descobre que aquele imóvel foi financiado junto ao banco e que esse financiamento ainda não foi quitado. E agora, será que é possível comprar imóvel comercial que esteja envolvido em um financiamento em andamento?

Possibilidades de Aquisição do Imóvel Financiado

Felizmente, é possível fazer uma aquisição imobiliária com essas características. Portanto, todo o processo de procurar um imóvel não terá sido em vão!

Existem três formas diferentes de comprar imóvel comercial já financiado.

Cada uma delas funciona de maneira diferente e deve haver um acordo entre o vendedor e o comprador a respeito de qual delas será escolhida.

É importante ressaltar que independentemente da forma escolhida, ambas as partes devem se acertar quanto ao valor que será pago pelas parcelas já quitadas do financiamento.

Transferência da Dívida

Uma das opções é tentar transferir o financiamento já existente, contratado com o banco que foi escolhido pelo vendedor na época da aquisição, para o nome do novo comprador. Assim, ele passaria a ser o responsável pelas novas parcelas.

Para isso, porém, é essencial entrar em contato com o banco responsável pelo financiamento para entender sob quais condições ele foi oferecido, como prazo de pagamento, valor das parcelas e taxa de juros, de modo a se assegurar de que estes sejam vantajosos.

Pode ser que as condições da época da contratação do financiamento não sejam tão boas quanto as oferecidas atualmente. Nesse caso, cabe ao comprador analisar se o negócio vale a pena ou não.

Refinanciamento do Imóvel

Ter um bom relacionamento com o banco é algo que pode render ótimos frutos.

Por isso, caso o comprador prefira, este pode entrar em contato com o seu banco e verificar quais são as condições oferecidas a ele para comprar imóvel comercial que já foi financiado uma vez.

Caso o banco aceite o negócio e ofereça taxas de juros menores e condições de pagamento mais viáveis, por exemplo, então essa forma se mostra mais vantajosa.

Porém, cabe uma ressalva: devido à cláusula de alienação fiduciária, o próprio bem será a garantia do financiamento. Portanto, pode ser que o imóvel não passe pela vistoria do banco, o que inviabiliza o processo.

Se a vistoria do banco for aprovada, uma opção que pode ser escolhida pelo comprador é solicitar ao vendedor uma averbação de promessa de compra e venda.

Ela é feita através do acréscimo de uma “observação” na matrícula do imóvel, que garante a preferência do comprador no processo.

Caso isso não seja feito, pode ser que outra pessoa interessada em comprar aquele imóvel comercial concretize antes o negócio, o que ocasionará na perda de todos os processos já feitos pelo interessado.

Contrato de Gaveta

As duas opções citadas anteriormente levam um pouco de tempo, já que se tratam de processos burocráticos. Uma alternativa escolhida por compradores que estejam com muita pressa ou não possuam boas condições de crédito no mercado é o popular contrato de gaveta.

Diferentemente das opções anteriores, esta é feita informalmente, ou seja, o financiamento ainda estará em nome do vendedor, mas o comprador passa a arcar com as parcelas futuras.

Este processo não possui nenhum tipo de validade legal. Portanto, depois de comprar imóvel comercial e ter finalizado o pagamento das parcelas, será necessário passar por todos os trâmites jurídicos para a transferência do bem para o novo proprietário.

Por mais que não seja a opção mais recomendável, esta pode ser a única disponível no momento. Porém, é essencial que o comprador e o vendedor conversem bastante e entrem em acordo, para evitar futuros problemas.

Imóvel Comercial Financiamento

Cuidados ao Comprar Imóvel Comercial Financiado

O processo de comprar um imóvel que já tenha sido financiado anteriormente demanda ainda mais cuidados. É muito importante que haja um bom relacionamento entre ambas as partes, de modo a evitar ao máximo complicações e problemas no processo.

Assim como existem dicas e sugestões para vender um imóvel comercial, o futuro comprador também precisa saber como negociar na compra de um imóvel comercial, para não pagar um valor muito alto.

Depois de conhecer todas as alternativas citadas, ficará muito mais fácil comprar imóvel comercial já financiado e saber para o que se preparar na hora de enfrentar esse processo!

WebEscritórios

Ver todas as postagens

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO