Saiba quais são as melhores dicas na hora da contratação de funcionários qualificados para sua empresa

 

contratação de funcionários

 

A contratação de funcionários pode parecer uma tarefa fácil, mas a verdade é que requer muita atenção e dedicação dos profissionais que cuidam da área de recrutamento e seleção.

É importante determinar uma série de fatores antes de iniciar um processo seletivo, para ter a certeza de que tudo estará em ordem para receber os candidatos.

Quando se trata de recursos humanos, é imprescindível identificar qual o perfil que mais se adequa à vaga para não errar.

Contudo, esses processos levam tempo e é preciso ter disposição para selecionar candidatos, realizar as entrevistas e escolher a pessoa certa para ocupar o cargo.

 

Determinar os perfis

 

O primeiro passo para iniciar o processo seletivo dentro de uma organização é saber que tipo de candidato a empresa procura e quais são os perfis que deverão ser selecionados para participar.

Nesta etapa, os recrutadores deverão estabelecer quais competências serão exigidas dos concorrentes a vaga, o valor que será pago pelos serviços e a jornada de trabalho.

Se for um cargo novo na empresa, deverão determinar quais serão as atribuições direcionadas a este funcionário.

É essencial definir quantas vagas serão abertas para saber quantos candidatos terão de ser selecionados.

 

Divulgação

 

Determinar onde a vaga vai ser anunciada é essencial para trazer maior visibilidade à sua proposta. Os recrutadores deverão selecionar as plataformas que sejam mais eficazes, de acordo com o que a empresa busca.

Atualmente, os sites de vagas de empregos são os mais escolhidos quando o assunto é a busca pelo candidato ideal.

Esses sites permitem que o recrutador selecione qual tipo de público deseja atingir, evitando assim, possíveis atrasos entrevistando profissionais sem o perfil desejado.

É importante que o anúncio da oportunidade esteja bem claro para que não ocorram possíveis dúvidas. As exigências deverão estar especificadas no conteúdo de forma objetiva.

Perfis que não são compatíveis com a vaga devem ser descartados. Somente aqueles que atenderem os pré-requisitos básicos deverão ser selecionados para as entrevistas.

 

Chegou a hora de entrevistar, o que fazer?

 

O primeiro passo na hora de entrevistar os candidatos é a organização. O entrevistador precisa estar preparado para receber os candidatos de forma organizada e que transmita credibilidade.

Para realizar um bom processo seletivo, o recrutador precisa avaliar o candidato de forma que consiga identificar seus pontos fortes, utilizados para contribuir com o crescimento da empresa.

É importante ter acesso ao currículo dos concorrentes à vaga antes. Assim o recrutador poderá se nortear para realizar perguntas de acordo com o perfil.

Dinâmicas de grupo são boas opções quando se tem muitos pretendentes. Elas ajudam a reconhecer aqueles que mais se destacam quando o assunto é liderança.

Promover a competição saudável entre eles determina os chamados: líderes e liderados, que consiste em identificar quem tem mais perfil para cargos de liderança.

O entrevistador deverá deixar claro quais são as expectativas para o cargo, suas atribuições, salário e benefícios. A jornada de trabalho também deverá ser ressaltada durante as entrevistas.

Estimule-o a falar sobre suas experiências anteriores e o questione sobre situações das quais conseguiu melhor se desenvolver no mundo corporativo.

Busque avaliar seus conhecimentos técnicos. Realizar perguntas que o incite a mostrar seus conhecimentos.

Deixe claro ao candidato quais são os valores da empresa, qual sua maneira de conduzir as relações com os colaboradores.

O responsável pela área onde o colaborador irá atuar deverá realizar uma entrevista com os pretendentes. Essa etapa é importante para que o superior do setor ajude na tomada de decisão para escolher o candidato que mais se adequa ao perfil.

 

Contratação

 

Chegou a hora de selecionar os melhores candidatos. Após as entrevistas o recrutador deverá realizar um balanço dos requerentes à vaga e selecionar aquele que mais se destacou durante o processo.

Se o candidato atender todas as exigências, a empresa deverá entrar em contato para comunicá-lo positivamente sobre o processo.

Vale lembrar, que é sempre bom ter um plano B, para os casos de desistência do processo.

Estando tudo certo, é hora de preparar a documentação para contratação do funcionário. Exames admissionais devem ser solicitados para verificar seu estado de saúde.

A empresa deverá deixar claro quais são as documentações necessárias que o funcionário precisará apresentar.

RG, declaração de escolaridade, carteira de trabalho, uma foto 3×4, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e no caso do funcionário do sexo masculino, a reservista. Esses são exemplos de documentações básicas a serem exigidas.

 

Treinamento e Adaptação

 

Concluídas todas as etapas anteriores, é hora de inserir o novo colaborador ao seu local de trabalho.

Dar o treinamento adequado é necessário para garantir que todas as funções desempenhadas por ele sejam realizadas da maneira correta.

A empresa deverá promover uma integração do funcionário com os outros colaboradores do setor para que se inicie uma familiarização no ambiente.

É importante deixá-lo á vontade nos primeiros dias, realizando tarefas mais básicas até que ele se sinta seguro para iniciar maiores projetos.

A ambientação é um passo importante para o funcionário sentir-se confortável ao desempenhar suas funções. Um ambiente mais descontraído e acolhedor faz toda a diferença nessa hora.

Após o período de experiência, se o colaborador conseguir atingir o desempenho esperado pela empresa é hora de comemorar.

Os processos de recrutamento, na maioria das vezes podem ser demorados e encontrar o perfil que se encaixa no que a empresa busca, muitas vezes não é fácil.

Entretanto, quando o objetivo é alcançado, o ideal é lapidar os novos colaboradores de forma que se tornem grandes profissionais dentro da organização.

WebEscritórios

Ver todas as postagens

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO