fbpx

Locação para fins comerciais tem algumas especificidades para assegurar um bom negócio para ambas as partes

A busca por um lugar que atenda perfeitamente às necessidades da sua empresa não é fácil e, quando você finalmente, encontra, é preciso enfrentar mais um desafio: o contrato de aluguel de imóvel comercial.

Essa etapa começa bem antes de assinar o contrato e vai impactar por todo o período de duração na forma como você usa o espaço, e até mesmo quando você estiver saindo do local, pois é preciso deixar tudo em ordem para o próximo locatário.

Portanto, é fundamental saber o máximo possível sobre o contrato de aluguel de imóvel comercial antes de fechar o negócio. Confira algumas dicas a seguir:

Faça um teste

Com o desaquecimento do mercado devido à crise econômica, se tornou comum a prática na qual o proprietário permite que o locatário “experimente” o ponto gratuitamente por determinado período. Tente negociar!

Muitos proprietários cedem um período gratuito para que você possa se instalar e abrir o ponto. Outros podem dar uma isenção inicial no aluguel e estender o contrato por mais um período na hora de assinar.

Confirme o preço

Você precisa estar a par de todos os valores contratuais. Os preços do contrato podem ou não incluir uma série de extras, como condomínio, mobiliário, internet, equipamentos, energia elétrica, garagem, impostos e muito mais.

Avalie se os itens extras de fato compensam e se atenderão às necessidades do seu negócio. Se você tiver um restaurante e o imóvel possuir utensílios domésticos, ótimo. Mas se você tiver um escritório de contabilidade, esses itens não trarão benefício e só aumentarão o aluguel.

Tenha cautela com o prazo

Ao contrário dos imóveis residenciais, os imóveis para fins comerciais têm a possibilidade de flexibilizar o prazo de duração do contrato e o período mínimo de habitação para evitar multas.

Quanto maior for o risco do seu negócio, menor deve ser a duração do contrato. Opte por um contrato de seis meses a um ano para começar. Se não houver outros pontos disponíveis e se você confia na sua atividade, opte por um prazo duradouro.

Lembre-se que em contratos com duração de 60 meses ou mais (ininterruptos ou somados), o locatário terá direito a renovar seu contrato de locação, exceto em alguns casos específicos.

Saiba mais sobre como proceder no contrato de aluguel de imóvel comercial!

Cuidado com as multas

Evite contratos de aluguel de imóvel comercial com multa de rescisão muito alta caso você precise entregar o imóvel se a empresa não prosperar ou fazer uma mudança se crescer muito além do planejado para o período de vigência.

Uma multa de valor elevado pode inviabilizar a entrega ou mudança de imóvel. O ideal é fechar um contrato flexível que ajude a gerar lucro também no futuro. E não fique de fora, entenda mais sobre os Dados de Vacância e o que devemos esperar.

Faça a vistoria

É essencial realizar a vistoria antes de entrar no imóvel e documentar com fotos, vídeos e listas todos os problemas iniciais encontrados. O documento deve ser anexado ao contrato para que você seja isento de arcar com custos na hora de entregar o imóvel.

A vistoria também é importante para que você possa conferir se a estrutura pela qual você vai pagar está funcionando perfeitamente e se irá atender suas exigências desde o início. Então veja quais são as principais salas comerciais a venda em SP e encontre a ideal para a sua corporação.

Se for o caso, negocie pequenos reparos com o proprietário do imóvel ou verifique se você mesmo pode providenciar isso e descontar do aluguel.

Verifique a documentação básica

De forma geral, você deve conferir se a documentação dos seguintes itens está em ordem antes de assinar o contrato de aluguel de imóvel comercial:

– Registro do imóvel em nome do locatário

– Matrícula do imóvel

– Autorização da prefeitura para o fim comercial

– Legalização nos órgãos públicos federais, estaduais e municipais

– IPTU e condomínio em dia

– Planta aprovada pela prefeitura

– Habite-se

– Lei de Zoneamento

– Cobranças ou demandas judiciais

Consulte uma imobiliária de confiança

O ideal é que você procure uma imobiliária ou um advogado especializado como intermediador do fechamento do negócio. Não deixe de conferir 5 erros que você nunca deve cometer ao procurar um imóvel comercial. Dessa forma, a verificação da documentação e a elaboração do contrato serão feitas por profissionais, reduzindo o risco de fazer um mal negócio. 

Registre o contrato em cartório

Após a assinatura de ambas as partes, faça a averbação do contrato de locação no cartório da circunscrição imobiliária do imóvel. Esse cuidado evitará que você se coloque em uma situação de risco e de gastos desnecessários.

Agora que você entendeu melhor sobre o contrato de aluguel, vai investir? Comente e compartilhe com a gente!

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO