Para cortar os gastos da empresa e passar a economizar mais, deve-se ter um fluxo de caixa, bem feito e organizado

 

controle de caixa

 

Em tempos difíceis, começam a aparecer dificuldades para pagar as contas, e, para não ficar no vermelho, o jeito é rever hábitos antigos e adotar novas práticas.

Tomar medidas que facilitam o processo de sustentabilidade financeira é uma ótima forma do empresário ver melhorias e sair do aperto.

Um jeito de começar a economizar nas empresas e cortar gastos é fazer um controle de caixa mais rigoroso. Assim, começa-se a ter uma noção panorâmica de todos os aspectos financeiros dos negócios.

Toda empresa possui uma lista de despesas fixas, outras que surgem de tempo em tempo e algumas que são eventuais.

Com os funcionários, por exemplo, existem custos a partir da contratação, como exame admissional, folha de pagamento desde o valor nominal até os benefícios como o 13º e as férias, etc.

Para ter um controle de gastos, confira agora 7 formas de reduzir de maneira apropriada os custos da empresa e melhorar o seu desempenho:  

 

Prestador de serviço ao invés de funcionário:

 

É possível reduzir os gastos tendo um prestador de serviços (PJ) ao invés de um funcionário (CLT), pois o colaborador no formato PJ normalmente gera custos menores.=

Se as atividades do profissional que será contratado tiverem os requisitos que permitem que ele seja autônomo, é possível fazer um contrato com o período de trabalho determinado e de forma legalizada.

Mas, é importante verificar se os serviços do colaborador estão de acordo com as leis para garantir que não haverá multas e processo trabalhista, pois cada caso é um caso.

 

Terceirização de departamentos:

 

Um departamento que pode trazer economia terceirizando é o RH, pois, como exige mão de obra qualificada e estrutura para seu bom funcionamento, manter um departamento na empresa não sai barato.

Reduzindo os custos com a contratação de funcionários, vale transporte, vale alimentação e demais necessidades trabalhistas, os gastos são reduzidos de forma surpreendente. E o que não falta são empresas que oferecem serviços terceirizados de qualidade.

 

Férias coletivas:

 

Quando a demanda de serviços cai, as férias coletivas para os funcionários é uma boa saída.

Seja no final do ano ou em épocas que os negócios estão em queda, proporcionar férias é uma estratégia que gera economia em várias partes, como com vale transporte, vale alimentação, energia, água, café, faxineira, etc.

Sem contar que com os funcionários retornarão para suas atividades descansados, com mais energia, quebrando o estresse e com mais motivação. Todos no mesmo ritmo.

 

Faça banco de horas:

 

Se ao analisar o fluxo de caixa você perceber que a saída de pagamentos por horas extras é grande, a dica é criar um banco de horas para converter esse tempo em folgas. Mas, claro, acordando em coletivo com entidades de classe e sindicatos.

Um planejamento com foco na produtividade dos funcionários e reuniões para expor pontos que podem ser aprimorados pode otimizar o tempo deles no período de trabalho, o que evita que eles fiquem fora do horário de expediente.

Outra forma de manter a produção é adotar uma política mais rígida para as faltas sem justificativas adequadas.  

 

Invista em treinamentos:

 

Outra forma de manter a produtividade dos funcionários é investir em treinamentos, workshops e palestras, pois, quanto mais capacitados os funcionários estão, mais o serviço será produtivo. Isso demanda menos mão de obra e aumenta a qualidade dos serviços.

Mesmo parecendo ser um novo gasto, é na verdade um investimento. Os resultados sempre aparecem em médio e/ou longo prazo, assim que o profissional atinge o patamar desejado e começa a refletir os bons frutos na empresa.

Também é importante colocar metas diárias, olhar de perto os resultados, manter o grupo motivado para que vistam a camisa da empresa.

Afinal, um time unido consegue superar limites e ir além das expectativas, muito mais do que um quadro maior de funcionários sem espírito de equipe e leigo.

 

treinamentos
Investir em treinamentos faz diminuir a rotatividade de seus funcionários.

 

Faça um controle de caixa excepcional:

 

Para uma empresa não ter gastos exagerados ou desnecessários o financeiro precisa estar sempre impecável. Isso significa acompanhar de perto a movimentação do caixa, deixando-o sempre atualizado.

Com esse controle, a noção das entradas e saídas a curto, médio e longo prazo se expande. Dessa forma, decisões de manter ou suspender gastos são feitas com responsabilidade e clareza.

Já com o fluxo de caixa, o perigo está no vencimento das contas a pagar. E para não se prejudicar nessa situação com os fornecedores e nem travar as transações, a empresa acaba se endividando.

Geralmente, os juros desses recursos são altos para pagar débitos de curto prazo e isso pode só piorar a situação.

Uma forma de evitar esse transtorno é sempre negociar com os fornecedores prazos mais coerentes, que se estendam ao máximo possível, e que sejam sempre superiores aos dos clientes.

 

Pense bem antes de demitir:

 

Um erro que as empresas às vezes cometem é achar que ao demitir funcionários antigos terão vantagens ao contratar novos funcionários com salários menores.

É preciso avaliar clinicamente uma situação assim, colocando na ponta do lápis todos os direitos do funcionário, pois a surpresa com os gastos em rescisão pode ser grande.

Sem contar que até o funcionário novo conseguir adquirir o conhecimento e experiência necessária ao cargo, os custos e a margem de erro podem aumentar, enquanto a produtividade diminui.

Como vimos, ferramentas como o controle de caixa são vitais para manter a empresa estruturada e com uma boa saúde financeira.

Por isso é primordial estabelecer alguns procedimentos, tomar atitudes mais sensatas e planejar melhor os próximos passos, com toda precaução necessária para manter o equilíbrio financeiro da empresa.

Com as dicas que demos, é possível cuidar de várias questões que fazem gastar mais que o necessário e ter um retorno bastante positivo depois de aplicá-las.

WebEscritórios

Ver todas as postagens

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO