O escritório compartilhado está em alta e, se você pesquisar bem, essa alternativa pode ser ideal para o seu negócio crescer

O modelo de escritório compartilhado continua crescendo. Porém, para que as empresas possam aproveitar todos os recursos oferecidos e, ainda, obter sucesso nos negócios, é preciso escolher coworking SP adequadamente.

De acordo com o Censo Coworking Brasil 2017, existem 837 espaços compartilhados de trabalho no Brasil, um aumento de 114% em relação a 2016. São Paulo é a cidade que mais possui coworkings de todo o país: são 217 no total.

Embora esses espaços sejam lembrados como sendo de uso exclusivo de autônomos, freelancers, pequenos negócios ou startups, eles têm feito tanto sucesso que grandes empresas, como Coca-Cola e Google já migraram parte de seus times para o local.

Para além da infraestrutura completa e do custo mais baixo oferecidos pelos coworkings, há outros fatores que impulsionam o seu sucesso.

No coworking, todos os profissionais contam com comodidades que facilitam o dia a dia, como uma lanchonete para um lanche rápido, um espaço de evento para descontrair durante o happy hour e uma boa localização, próxima a linhas de trens, metrô e ônibus.

O lugar também é propício para ter ideias, conhecer pessoas, trocar experiências, exercitar a criatividade e fazer novo negócios devido ao espírito colaborativo, uma das premissas de se trabalhar em um escritório compartilhado na maior cidade da América Latina.

Se a sua empresa tem esse perfil, mudar o seu escritório para um coworking pode ser uma boa solução para melhorar seus resultados, desde que suas expectativas e seu público-alvo também estejam na mesma página.

Antes de tomar essa decisão tão importante, saiba como encontrar o coworking SP ideal para o seu negócio:

Faça buscas online

Comece a sua busca pelo melhor coworking para a sua empresa pela internet. Procure no buscador, em sites de imobiliárias, nas redes sociais, no site do próprio coworking e confira aquela indicação de um conhecido. Veja como encontrar o melhor site para alugar imóveis

Essa é uma forma de entender o que há disponível no mercado em relação a estrutura, localização, planta e facilidades. Isso ajudará você a definir se essa alternativa oferece tudo aquilo que você precisa.

Além disso, você vai começar a perceber que o valor varia muito, especialmente quando o espaço está em uma região valorizada. Porém, dessa maneira você saberá o custo médio da locação e poderá negociar na hora de fechar um contrato.  

Agende as visitas

Na busca por um coworking SP, é essencial realizar uma visita ao local, pois essa é a melhor forma de conferir se tudo aquilo que você viu na internet é exatamente assim.

Você pode ou não contar com o auxílio de um corretor para isso. A vantagem é que ele também poderá apresentar muitas outras opções que você nem sabia que existiam! 

Durante a visita ao espaço, tente imaginar se você e a sua equipe poderiam trabalhar ali. O local oferece todas as condições necessárias? Os coworkers trabalham em algo relacionado ao seu negócio? A decoração incomoda? Reflita sobre essas e outras questões.

Avalie a estrutura

Esse é um dos pontos mais importantes para definir se o coworking é ou não ideal para a sua empresa, pois a estrutura afeta diretamente o trabalho no dia a dia.

Examine atentamente as estações de trabalho, considerando se há espaço para todos os itens que você deve ter à mão, se há espaço para armazenar objetos que você precisa, se a cadeira é confortável, se a quantidade de tomadas é suficiente e assim por diante. Lembre-se que esse é o local onde você passará mais tempo durante o trabalho!

Além disso, avalie os espaços comuns, como salas de reunião, banheiros, copa, sala de eventos, jardins, terraços, sala de descontração, estacionamento e o que mais houver no local.  Confira alguns espaços de coworking para alugar

 

Conheça os serviços oferecidos

Todo coworking oferece Wi-Fi, mas nem todo escritório compartilhado tem uma recepção, por exemplo. Esse tipo de serviço é um adicional e, se você precisa dele, é essencial assegurar que ele estará ao seu dispor.

Além da recepção, outros tipos de serviços que os coworkings podem ou não oferecer são: motoboy, caixa postal, secretaria virtual, funcionamento 24 horas, sala privativa, atendimento em inglês, espaço para crianças… Pense no que é útil para o seu negócio!

Não deixe de verificar se os serviços adicionais são cobrados à parte e qual é o custo de cada um. Dependendo do valor e da relevância para a sua empresa, você pode contratá-los de outro fornecedor.

Pense na acessibilidade

Se você é um profissional que trabalha sozinho e não recebe clientes, decidir a localização é muito mais fácil, pois você pode priorizar um local perto da sua casa para ir a pé ou de bicicleta, ou então próximo a uma linha de metrô.

Agora se você conta com uma equipe ou se os clientes costumam se deslocar até você, é preciso pensar melhor sobre o acesso.

Tente priorizar a acessibilidade para os seus clientes, consideram a forma como eles se locomovem pela cidade. Se for de carro, estar perto das marginais e avenidas e contar com estacionamento é um atrativo. Se eles costumam caminhar, você precisa estar perto da casa ou do trabalho deles.

Se a frequência de clientes não for alta, priorize o acesso de seus funcionários. Se a maioria usa o transporte público, é ainda mais importante estar localizado perto das principais linhas da cidade.

Garanta um baixo custo

Idealmente, considerando todos os benefícios que a sua empresa terá, os custos com o coworking devem ser mais baixos do que trabalhar em um escritório próprio.

O valor da locação vai depender principalmente da estrutura, da localização e dos serviços adicionais que você contratar. Portanto, para economizar, procure equilibrar esses três fatores, assegurando assegurar um preço que caiba no seu orçamento.

Antes de fechar o contrato, tente negociar os valores. Se você pretende locar o coworking por um longo período ou usar diversas mesas, há boas chances de conseguir um desconto no aluguel. Agora que você já sabe como funciona, conheça também a nova tendência do Smart Worplace.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário ou compartilhe sua experiência! 

SEO Marketing

Ver todas as postagens

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO