fbpx

Ambiente corporativo é capaz de influenciar positivamente os trabalhadores e contribuir para o sucesso da empresa

O local onde um funcionário trabalha impacta diretamente em seu bem-estar e em seu rendimento. É por isso que a criação de um ambiente corporativo favorável tem sido um ponto de atenção para as empresas.

ambiente-corporativo-descontraido

 

De acordo com pesquisa da Trabalhando.com, para funcionários de empresas brasileiras, um bom ambiente de trabalho é um dos principais quesitos para que se sintam motivados. Inclusive, o ambiente é mais valorizado do que salários, plano de carreira e benefícios. O local de trabalho como é conhecido hoje teve sua no século XIX, quando profissionais como banqueiros e advogados precisavam dividir suas tarefas com seus assistentes.

No século XX, a verticalização das cidades e o uso do computador tornaram os escritórios um espaço privado para a realização de tarefas, mas agora, no século XXI, o escritório corporativo compartilhado, também conhecido como coworking, também está se popularizando.

Nesse novo cenário, para que a gestão empresarial seja capaz de manter funcionários motivados e produtivos, é mais importante do que nunca oferecer um ambiente corporativo agradável para os funcionários.

Se antes isso era feito com a disponibilização de secretárias e salas particulares, as necessidades modernas mudaram, e muito. Saiba como se adaptar e oferecer esse privilégio para seus funcionários.

Mas, como criar o ambiente corporativo ideal?

 

Promova eventos no ambiente de trabalho

Os eventos corporativos, como um workshop ou um happy hour, realizados no próprio local de trabalho são excelentes formas para a empresa se comunicar com os funcionários e para que eles interajam entre si.

Esse tipo de oportunidade é adequada para que a empresa fortaleça sua identidade, reforce seus valores e engaje os funcionários, permitindo que eles estabeleçam uma conexão mais profunda com o ambiente de trabalho.

Além disso, ocasiões como essa são ideais para que os funcionários possam se relacionar com os colegas, o que permite a troca de ideias, o suporte mútuo e maiores chances de sucesso.

Para que os eventos corporativos possam ser aproveitados, eles devem oferecer a todos a chance de aprender, descontrair e interagir e precisam ter uma motivação, sejam periódicos ou pontuais, como, por exemplo, a comemoração dos aniversários do mês ou o alcance de uma meta muito esperada.


Integre os novos funcionários

 

Realizar a integração dos funcionários que estão começando a trabalhar no local é essencial para que ele possa se acostumar à cultura organizacional o mais rápido possível, potencializando a sua produtividade. O momento pode ser utilizado para tirar dúvidas sobre a administração de empresa e até mesmo as mais simples, como encontrar o banheiro ou o refeitório.

É importante que o recém-chegado conheça todas as áreas e departamentos da empresa, até mesmo aquelas com as quais não estará diretamente envolvido no dia a dia, pois isso contribui para seu conhecimento sobre o negócio como um todo.

Os colegas e gestores que estarão presentes na rotina do funcionário devem participar ativamente desses momentos. Entretanto, a adaptação de um novo funcionário não ocorre imediatamente, e é por isso que empresas consolidadas possuem um longo programa de integração que pode durar meses.


Capriche na decoração decoração do ambiente corporativo

decoracao-ambiente-de-trabalho

Uma decoração adequada no ambiente de trabalho permite que o funcionário se sinta menos estressado e se concentre mais em suas tarefas, resultando em um trabalho bem feito e em menos tempo. 

Ao mesmo tempo, a decoração do ambiente corporativo deve estar relacionada ao perfil da empresa, logo, é preciso escolher muito bem o estilo que será usado no ambiente.

Para começar, inclua itens naturais ou que remetam à natureza, como vasos de plantas ou quadros com essa temática, pois eles são capazes de restaurar as funções cognitivas e relaxar os funcionários. Ofereça acessórios que contribuem para a organização do colaborador, como prateleiras e agendas, ajudando-o a economizar tempo. E ainda, permite que cada funcionário decore a sua própria mesa ou sala.

Ao fazer isso, eles se sentem mais acolhidos. Algumas empresas já possuem políticas que incentivam esse gesto, oferecendo uma verba para o funcionário com esse fim.

Instale um espaço de descontração

Salas de descanso ou de diversão permitem que o funcionário possa “tomar um fôlego” antes de retornar à rotina de trabalho, gerando satisfação e aumento da produtividade.

Alguns espaços, como os coworkings, já são elaborados para atender a essa nova necessidade dos funcionários.

Empresas que ainda não contam com um espaço de descontração podem fazê-lo em uma sala que é pouco utilizada, no local onde fica o café ou em um ambiente a céu aberto, como o jardim ou o terraço. No local, pode haver sofás para cochilos, videogames para diversão, massagens para relaxar e muitas outras opções que sejam adequadas para o perfil da empresa e dos funcionários.

Para que o espaço contribua efetivamente para a melhoria do ambiente corporativo e demonstre confiança da empresa, é preciso que os funcionários estejam liberados para utilizá-lo livremente.

Coworking-ambiente

 

Incentive os relacionamentos profissionais

Uma equipe que se dá bem é um diferencial para o crescimento da companhia e para que os funcionários permaneçam motivados. Uma política de incentivo ao relacionamento interpessoal deve ser simples e fluir naturalmente.

Para fazer isso, uma boa estratégia é investir no feedback de forma horizontal, em que todos os funcionários podem contribuir para a evolução profissional de seus colegas, independentemente de seu cargo.

Realizar atividades em grupo é uma forma de aproximar as pessoas, desenvolver empatia e desinibir os mais tímidos, mas elas precisam ser úteis e não devem tomar muito tempo para que a experiência não seja encarada como mais uma obrigação burocrática.

A dica mais eficiente para melhorar os relacionamentos dentro das empresas é enxergando os funcionários como pessoas complexas e a empresa precisa se flexibilizar para se adaptar a perfis e necessidades diferentes.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO