fbpx

Uma empresa que cresce quer mudar de escritório. Outra prefere mudar de localização. Há aquela que prefira um espaço mais aconchegante…

São muitos os motivos que levam uma empresa a buscar um escritório comercial diferente daquele que ela atua. E, para todas essas companhias, a notícia é muito boa: 2018 deve ser um ano cheio de oportunidades de negócio imobiliários.

O próximo ano deve ser totalmente benefício ao inquilino por um conjunto de fatores. Por exemplo, com os novos lançamentos de salas comerciais, ele vai ter mais opção de escolha.

Só esse pequeno detalhe já proporciona uma possível mudança de escritório para um espaço maior, melhor, mais confortável, mais bem localizado, mais adequado, com mais estacionamento.

Porém, ainda que o ponto comercial pareça promissor, os interessados devem se preocupar com outros aspectos antes de fazer essa mudança de endereço. Para não correr o risco de “dar um tiro no próprio pé”, considere essas 5 super dicas.

1 – O valor do aluguel compensa?

Antes de encaixotar as coisas, considere ter uma decisão certeira e que não vá impactar negativamente no orçamento financeiro da empresa.

Não estamos dizendo para você não ir para um lugar mais caro, mas isso precisa estar nos planos da empresa – como qualquer outra alteração que tenha a ver com a gestão e as finanças.

Por exemplo, tudo bem se o aluguel for mais caro desde que ele tenha mais benefícios. O custo-benefício é que vai ser determinante nessa escolha e que vai dizer que a mudança é vantajosa ou não.

Mudar para um lugar mais caro que não tenha as mesmas qualidades não faz sentido algum. Oras, sair de onde você está para ir para um lugar mais caro e que não agregue valor… Melhor pensar 2 vezes.

Para este caso, reflita sobre a real necessidade disso e busque outras opções no mercado imobiliário.

2 – As reformas no novo escritório serão necessárias?

O ponto está bem localizado, o valor do aluguel é acessível e tudo parece estar perfeitamente dentro do seu cronograma de projetos para 2018. Só que…

Quando você foi visitar o local observou que o escritório comercial vai precisar de uma boa reforma e novas adaptações para se adequar a sua necessidade.

A instalação de torneiras, a inserção de colunas, a mudança da voltagem da energia… Tudo isso gera custos, sabia?

E agora, o que fazer? Primeiro, saiba de quem é a responsabilidade de fazer essas benfeitorias- do locatário ou do locador?

Se você for o responsável, então, tente negociar um desconto no valor do aluguel para cobrir esses gastos. Depois, ponha tudo na ponta do lápis e veja se o empreendimento ainda continua sendo vantajoso para você.

Ah, aqui tem um detalhe importante: tudo tem que estar previsto no contrato.

3 – A localização é ideal para o seu tipo de negócio?

Esse tópico está aqui, mas poderia muito bem estar no começo – de tão importante que é.

Por exemplo, se você é uma empresa comercial que vende produtos diretamente ao cliente, tem que estar, obrigatoriamente, em um lugar acessível aos consumidores – com um bom fluxo de trânsito e estacionamento.

Isso é fácil entender: basta de colocar no lugar do consumidor.

Por outro lado, se você precisa de um escritório comercial apenas para organizar e dar estrutura para uma equipe de marketing digital ou de TI, a localização não precisa ser, necessariamente, no centro da cidade, entende?

Outro ponto a se pensar: o ruído. O lugar tem muito ruído e isso atrapalha a produtividade dos seus funcionários? O trânsito intenso pode ser bom para as vendas, mas não para quem precisa de paz e concentração.

Viu como um pequeno detalhe pode mudar tudo?

Ah, além do mais, a localização do empreendimento também vai ter a ver, diretamente, com o preço do imóvel. Por isso, ele tem que ser analisado com frieza e sabedoria.

Escritório Ano Novo

4 – A área é comercial ou residencial?

Isso também tem a ver com a localização, mas é uma característica um pouco mais especifica. E por que faz diferença? Um escritório para fins comerciais tende a estar em áreas comerciais.

A justificativa é o fato de essas regiões serem mais oportunas para o fechamento de negócios, especialmente para a questão de infraestrutura.

Mas, também porque há mais visibilidade, são mais seguras e costumam ter instituições importantes por perto, como bancos, empresas de suprimentos e outras.

Tudo isso faz parte de uma gestão que inclua a otimização de tempo com as rotinas administrativas.

Mas, veja bem, nada impede de a sua empresa estar em regiões residenciais – ainda mais se considerarmos o fato de que esse é um evento muito usual nos dias atuais. Nesse caso, não se tem as vantagens acima, mas o preço é mais atrativo. Saiba como melhorar o dia a dia no trabalho com o filme “Fome de Poder”.

5 – A questão burocrática

Uma mudança de lugar de trabalho requer atenção também às questões burocráticas. Essa transição de endereço nem sempre é tão simples quanto poderia ser.

Existem muitos tópicos jurídicos (e burocráticos) que precisam ser resolvidos. Se a mudança for de cidade, essas questões se tornam ainda maiores.

Fora isso, há mudanças com os documentos fiscais, matrículas e cadastros. Também veja como calcular corretamente a comissão de aluguel comercial!

Mas, vale mesmo a pena mudar de endereço em 2018?

Existem muitos detalhes que devem ser observados para mudar sua empresa de endereço – e nós citamos 5. A recomendação final é sobre não tomar nenhuma decisão de forma precipitada ou sem considerar todos os pontos importantes.

Especificamente sobre valer ou não a pena, o que podemos dizer é que o mercado imobiliário será beneficiado com a retomada da economia no próximo ano.

Por exemplo, há novos lançamentos e, portanto, novas oportunidades. Isso aumenta a exposição de um escritório comercial, que pode ter características totalmente adequadas a sua empresa – estrutural, localização, tamanho, valor. Transforme o seu ano, saiba como investir em imóveis comerciais em 2018.

Com esses novos empreendimentos, á muito mais chance de encontrar o lugar ideal para se instalar. Além disso, como a oferta vai aumentar o inquilino não vai perder sua chance de pechinchar e encontrar boas opções.

Nunca se esqueça do custo-benefício, que é encontrar algo que seja importante para sua empresa sem que para isso você precisa gastar além do que pode.

O Web Escritórios é um site especializado que mostra todas essas opções do mercado imobiliário em todo país. Com certeza, há um imóvel comercial ideal para você… Pesquise!

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO