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Usar estratégias dos games no dia a dia dos seus funcionários vai ajudar a sua empresa a assegurar bons resultados

Aplicar recursos e princípios de jogos virtuais no mundo empresarial é tendência para estimular a competitividade, bater metas e engajar os colaboradores da sua empresa. É o chamado gamification para funcionários.

Gamification – ou gamificação – é uma prática que visa a gerar retorno para a empresa. Ela pode ser usada para que funcionários, clientes e usuários executem determinadas tarefas e atinjam um próximo nível, algo similar a “passar de fase” nos jogos de videogame, de onde surgiu a ideia.

Você com certeza já se deparou com uma prática dessas sem ter percebido. Se você usa o GPS Waze, por exemplo, já deve ter percebido que muitas informações são enviadas pelos próprios usuários, que ganham pontos, selos e recursos especiais dentro do próprio app.

Essa nova prática pode ser implementada especialmente para oferecer uma experiência diferenciada a seus funcionários, motivando-os para obter melhores resultados, seja dentro de um setor específico ou de toda a empresa.

Conhecendo os benefícios

Funcionários que não veem sentido em seu trabalho se sentem desmotivados e reduzem o engajamento da equipe. Isso faz com que a produtividade seja comprometida, impactando nos resultados da empresa.

Uma solução para esse desafio que qualquer empresa encontra é apostar no gamification para funcionários.

Das empresas que estão no ranking Fortune 1000, da revista Furtune, 40% já adotaram essa prática. Uma pesquisa da empresa de treinamentos TalentLMS mostrou que 75% dos entrevistados costumam jogar games no computador ou em videogames.

Esses números revelam uma mudança de comportamento no trabalho na qual a gamificação pode ser a melhor saída.

Essa prática incentiva a utilização de feedbacks, trabalho em colaboração, e a conquista de um objetivo para engajar os participantes. Entre as recompensas, estão ranking, pontos e medalhas. Tudo isso torna os processos do dia a dia muito mais interessantes para os funcionários.

A gamificação pode ser usada, por exemplo, na hora de realizar treinamentos. Se a ideia é que os funcionários usem a inovação no dia a dia, um game virtual no qual eles precisam criar o próprio negócio pode ser uma forma valiosa de aprender técnicas, dicas e combinações que possam ser implementadas.  

Para gamificar uma equipe de vendas, por exemplo, a solução pode ser construir um ranking que aponta o número de vendas mensais, os produtos mais vendidos, o funcionário que mais fechou negócios, a satisfação dos clientes com o produto ou serviço adquirido e assim por diante.

Já no RH, o gamification pode substituir as velhas dinâmicas. Formando grupos de pessoas, o setor pode usar o storytelling para integrar a equipe e fazê-los pensar em soluções em conjunto, criando nomes para a equipe, um placar ou um mapa, por exemplo.

Lembre-se que não se trata de transformar todos os processos do seu negócio em jogo. A gamificação precisa ser muito bem pensada para alcançar os resultados positivos que você espera. Para se atualizar sobre o que acontece no cenário atual, entenda mais sobre os Dados de Vacância e o que podemos esperar.

Saiba mais sobre a Gamificação para empresas e funcionários!

Algumas dicas para implementação

– O projeto de gamificação deve estar alinhado aos valores da sua empresa. Inclusive, saiba mais sobre o controle de caixa na empresa. Essa é uma forma de deixar os funcionários mais familiarizados com a novidade e de aumentar o engajamento das equipes ao participar do processo.

– A gamificação só funciona se você tiver um objetivo bem estabelecido. Portanto, identifique os pontos fracos dos seus funcionários e crie uma estratégia que leve em conta o incentivo ao trabalho, a qualificação e a recompensa esperada por eles.

– É preciso conhecer o seu público, seus gostos e preferências a fim de acertar no tipo de game que será implementado. As gerações mais novas são as que mais gostam do uso de gamification para funcionários, mas com a estratégia certa, todos podem se adaptar à novidade.

– Uma estratégia de gamificação ideal é composta pela adoção de ferramentas tecnológicas, apoio de consultorias especializadas e empresas que desenvolvem a prática sob demanda para o seu negócio. Parceiros que têm experiência vão poder fazer as melhores recomendações para a sua empresa.

– Deve existir um planejamento de TI para executar as mudanças necessárias, controlar a gestão de informação na plataforma e fazer a manutenção do game para que a experiência dos funcionários seja satisfatória.

– Antes de implementar a novidade, faça testes. Envolva alguns dos funcionários para realizar testes de usabilidade e dar feedbacks que servirão para aprimorar o resultado final da ferramenta de gamification.

O que você achou sobre a Gamificação? Comente, a Web Escritórios preza muito pela sua opinião!

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