fbpx

O próximo ano será de retomada da economia, dizem os especialistas. Mas, será mesmo? Para o setor imobiliário, as análises precisam ser mais específicas

Os lançamentos de imóveis comerciais em 2018 podem ser visto como um termômetro do mercado. Ao que tudo indica, há alguns pontos que precisam ser considerados, a começar pelo fato de que o estoque está mais baixo.

É simples entender: se o estoque está baixo é porque há poucas unidades disponíveis no mercado – logo, com a oferta pequena, os preços desses empreendimentos ganham valor de mercado.

Ao mesmo tempo, não podemos (e nem devemos) considerar este único ponto, mesmo porque há muitos projetos de novos lançamentos que devem acontecer no próximo ano – o que fará o estoque aumentar.

Então, o que podemos esperar do mercado imobiliário em 2018?

Para responder essa pergunta selecionamos vários tópicos que tem que ser analisados para termos uma conclusão final. Confira, com atenção, cada um deles.

A melhora da economia

Com a melhora da atividade econômica em todo país e a geração de empregos, haverá uma redução da vacância dos escritórios comerciais e isso faz o preço dos ativos aumentarem.

Vacância é a condição pelo qual um imóvel não se encontra ocupado. Quando há uma redução na vacância quer dizer que esses empreendimentos não ficarão sem inquilinos por muito tempo. Confira também sobre os Dados de Vacância.

Essa taxa já havia caído durante o decorrer de 2017. Com isso, o preço médio para a locação desses espaços também caiu, em mais de 2% no último trimestre.

Portanto, com a melhora da economia, haverá uma diminuição da taxa de vacância – isso é preciso ser levado em conta quando estamos falando de imóveis comerciais em 2018.

Ah, se você ainda está com um pé atrás sobre a melhora da economia, considere os lançamentos – que mostram todo otimismo do setor.

Conforme a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), nos últimos 12 meses foram lançados mais de 73 mil novos imóveis no país, um aumento de quase 5%. As vendas também aumentaram em 2,3%.

A previsão de entrega de novos espaços corporativos

O ano já está acabando, mas até o seu fim haverá o lançamento de novos espaços – e isso deve se acentuar no início do próximo período.

O que isso muda? Muda o fato de que o perfil de negociação (entre inquilinos e proprietários) de todo segmento comercial deve ficar mais flexível.

Dessa forma, o que se imagina é que os valores serão reajustados a ponto de ficarem acima da inflação – o que é positivo para todo setor imobiliário.

Há um ponto interessante também que é o fato de que os imóveis comerciais são afetados mais rapidamente do que os residenciais na piora e na melhora da crise. Obviamente, agora, os números são positivos.

Com um ritmo mais estável nas vendas, os especialistas alertam para o fato de que o investidor tem que se atentar as compras antes que o estoque volte a ser reposto, especialmente os comerciais, que já estão sendo ocupados.

Os investimentos em imóveis comerciais em 2018

Em agosto, a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) mostrou que o mercado de salas e conjuntos comerciais ainda está com recuo nos preços na venda ou locação.

Isso quer dizer que quem comprar esse imóvel agora, vai conseguir se beneficiar dele no curto período – considerando a retomada da economia. Veja como calcular corretamente a comissão em um aluguel comercial.

Especificamente sobre o mercado financeiro, o que é possível notar é que algumas opções de investimentos, como a renda fixa, está sofrendo com a baixa da taxa de juros (Selic).

Logo, os investidores têm buscado formas mais rentáveis de viabilizar seus recursos financeiros – e estão analisando, cuidadosamente, os imóveis comerciais para isso!

Agora, sobre a hora certa de investir neste segmento, a recomendação é fazer uma própria análise e observar o perfil – se a pessoa tem estabilidade profissional e uma boa reserva financeira, com certeza, este é o momento ideal.

Mercado de Imóveis Comerciais Para 2018

A vantagem de se investir em imóveis comerciais

Essa é uma questão bastante simples, mas muito pessoal.

Para quem tem o intuito de reconhecer os valores desses empreendimentos para ganhar dinheiro, alguns detalhes precisam ser vistos de forma especifica.

Por exemplo: qual é a vantagem de investir em imóveis comerciais em 2018? É o fato de que você pode alugar esses espaços por um contrato longo – o que te dá segurança financeira devido ao rendimento no período.

Isso não acontece em espaços residenciais ou apartamentos… Certo? 

Mas, os detalhes dos quais falamos tem a ver com conhecer a natureza do negócio – é preciso considerar todo empreendimento, desde a estrutura, o tamanho, localização, projeto.

Além dessa avaliação do imóvel, é preciso analisar também se o único fim desse investimento é a alocação porque vai ser necessário reconhecer as atividades que serão praticadas ali e toda documentação.

Reconhecido os detalhes, a oportunidades de ganhar dinheiro com imóveis comerciais existe e são reais!

Enfim, vai valer a pena investir em imóveis comerciais em 2018?

Partindo do pressuposto do estoque de imóveis, passando pela orientação sobre a vacância, a questão do investimento, a retomada da economia… Será que ainda resta alguma dúvida sobre o potencial de ganhar dinheiro com imóveis comerciais?

Bem, se esse questionamento ainda existe, vamos considerar alguns dados.

O Instituto Nacional de Estatística mostrou que a renda dos imóveis deve subir em mais de 1% no próximo ano. Achou pouco? Saiba que esse é o maior aumento desde 2013. Confira sobre o curso de corretor de imóveis!

Já para o BID (Banco de Compensações Internacionais), a valorização imobiliária no país foi de 121% nos 5 anos que se seguiram após a crise mundial que começou nos Estados Unidos, em 2008.

Ficou curioso para saber como tudo isso vai acontecer, não é? Esteja preparado para um dos melhores momentos do setor imóveis no Brasil. Ao que tudo indica, os imóveis comerciais em 2018 serão a “bola da vez”.

Acompanhe mais notícias e tenha informações sobre esse segmento no Web Escritórios – especializado no assunto.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO