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Todo mundo que assistiu ao filme com atenção conseguiu aprender técnicas e maneiras de ganhar dinheiro com as franquias… Mas, não é só isso

O filme “Fome de Poder” foi lançado no Brasil em março de 2017 e conta a história da ascensão do McDonald’s. O tema é bastante discutido porque trata não apenas de uma forma de empreender, mas também de contar o dia a dia de trabalho das pessoas.

A sinopse diz: “após receber uma demanda sem precedentes e notar uma movimentação de consumidores fora do normal, o vendedor Illinois Ray Kroc adquire uma participação nos negócios da lanchonete McDonald, no sul da Califórnia”.

Conforme a narração da história, aos poucos os irmãos dono do negócio (Richard e Maurice) foram sendo eliminados da rede até que a marca se transformou em um “gigantesco império alimentício”.

Apesar de ter um enredo totalmente histórico, o filme também traz lições poderosas sobre o sucesso nos negócios e o trabalho das pessoas. Listamos as 9 principais, confira!

1 – Colocar os clientes em 1º lugar

Se uma empresa fornece o que os clientes precisam, então, elas não precisam os convencer de nada – nem mesmo de comprar os seus produtos.

No filme, é possível notar que os restaurantes já existiam e até eram populares, só que a espera na hora de fazer a compra era muito grande.

O que o McDonald’s fez? Começou a servir comida de alta qualidade em uma velocidade mais rápida. O objetivo era um só: atender a demanda do cliente que tinha pressa – e fome.

2 – Entenda o seu mercado de atuação

Ray entendeu a demanda do mercado.

Por mais indireta que tenha sido essa apresentação, ela se mostra no filme com a composição de vários elementos do marketing: preço, praça, promoção e produto, que fizeram a composição e a solidificação do produto.

O conhecimento dessa área, com as vendas e a administração, é que foram determinantes para o crescimento do negócio.

3 – Pensar grande – e inovar

Os irmãos McDonald inovaram e dominaram um tradicional modelo de negócios de restaurantes. A expansão do negócio aconteceu através do modelo de franquias.

A inovação esteve em vender mais o mesmo produto e não criar um novo.

Eles se concentraram nos itens que eram mais vendidos (hambúrgueres, batatas fritas e as bebidas) e foram eficientes na entrega deles. Simples assim.

Para alavancar o negócio, Kroc introduziu a padronização, a automação e a disciplina. Entenda melhor sobre a economia colaborativa.

4 – Ter os parceiros certos

A ideia dos parceiros é a de agregar valor – e não apenas de dar o nome e o dinheiro, como muitas pessoas pensam. Isso tem a ver com o dia a dia de trabalho das pessoas e como elas desempenham seus papéis.  

Para ampliar o restaurante, Kroc pensou em ter vários proprietários de franquias que seguissem suas diretrizes. Para isso, selecionou alguns donos de franquias ricos, mas que não seguiam sua disciplina.

Ele optou, mais tarde, pelas pessoas da classe média que trabalharam com ética e ambição – a ideia foi bem sucedida.

5 – Talento é importante, mas não é tudo

Ninguém duvida que os irmãos McDonald tinham muito talento. Eram inteligentes e empreendedores, afinal, criaram todo o conceito da empresa – desde o sistema de produção até a entrega do lanche.

Só que, como conta o filme, eles fizeram quase tudo – mas não o principal: a gestão da marca no mercado e as possíveis expansões das lojas.

É aí que entrou Ray Kroc, que implementou o sistema de franquias. Isso é a prova de quer ser “apenas” talentoso, nunca é suficiente.

Filme Fome de Poder

6 – Negocie com cuidado os contratos

Quem assistiu ao filme sabe que os contratos judiciais eram todos negociados para criar defesas e aumentar as vantagens competitivas do negócio.

Primeiro, Kroc concordou com um contrato complexo que estipulava decisões dos irmãos McDonald. Depois, ele ofereceu um acordo informal através de um simples aperto de mão.

O que o filme mostra? Que os irmãos foram legalmente proibidos de usar o próprio sobrenome na sinalização de seu restaurante e não conseguiram comprovar o acordo informal – ficaram apenas com um valor final de venda. Confira dicas de como se relacionar com clientes e vender imóveis!

7 – Estar disposto a fazer sacrifícios

Quem nunca precisou fazer (vários) sacrifícios no dia a dia no trabalho? Kroc, assim como os irmãos McDonald, também precisou abrir mão de muita coisa para fazer as franquias funcionarem da forma correta.

Tanto é que Kroc criou inimigos durante o enredo do filme – além de quase ter perdido a própria casa.

Portanto, a lição que fica é a de que ser bem-sucedido tem a ver com pagar um preço para isso. O cuidado deve ser para não perder a sua casa. Ou melhor, evitar os danos que podem ser causados na vida pessoal.

8 – Idade não deve ser um empecilho

Ray já tinha mais de 50 anos quando conseguiu construir um império no setor alimentício.

Logo, nunca ache que você está velho demais para correr atrás dos seus sonhos!

9 – Sempre aplique uma nova perspectiva

Quando Kroc estava passando por desafios financeiros, ele entrou em contato com Harry Sonneborn, um especialista do mercado de finanças.

Harry deu a Ray uma nova perspectiva: de que a empresa estava no negócio imobiliário – e não apenas alimentício.

Essa foi uma visão diferenciada para que Kroc conseguisse ganhar dinheiro. A partir disso é que se criou uma empresa imobiliária que compraria a terra em que todas as lanchonetes estivessem localizadas.

O conhecimento no dia a dia no trabalho das pessoas

Após assistir ao filme “Fome de Poder” a maior parte das pessoas vai ficar se perguntando sobre alguns comportamentos questionáveis que foram apresentados durante toda a narração.

Mas, nossa ideia é a chamar a atenção para o fato de que: “como uma rede de restaurante conseguiu abrir mais de 35 mil pontos de venda sem ter o melhor lanche, o melhor milk-shake ou o melhor refrigerante do mundo”?

A resposta é muito simples: através de um modelo de negócio que era novidade.

Isso é muito importante para entender como o conhecimento que é usado no dia a dia de trabalho das pessoas pode fazer a diferença no crescimento das vendas e do negócio, como um todo. Veja como encontrar o seu imóvel comercial perfeito!

Como falamos nos tópicos acima, nem sempre saber o que fazer é suficiente… Para ir além, é preciso fazer diferente.

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