fbpx

Escritórios compartilhados são a nova tendência que só cresce entre empresas e empreendedores

Coworking-ambiente

 


Quem nunca ouviu falar no coworking ou, em uma linguagem mais popular, nos escritórios compartilhados? Trata-se de um modelo de ambiente de trabalho no qual profissionais de áreas semelhantes ou distintas podem executar suas tarefas, fazendo uso de uma mesma estrutura.

Esse modelo ajuda na redução de gastos que se teria, por exemplo, alugando um espaço exclusivo. Alguns pessoas ainda apresentam um apresentam um certo receio ao se deparar com ao conceito de coworking, mas o estranhamento logo fica de lado diante das inúmeras vantagens desses escritórios compartilhados.

Conceito de coworking

O conceito de coworking teve início em 2005, nos Estados Unidos, e traz uma ideia de otimização de espaço e redução de custos.

Seja para uma empresa ou para um freelancer, o coworking é uma ótima alternativa para quem busca uma sala de reunião e prefere alugá-la apenas pelo tempo que a utiliza, ao invés de ter a obrigação de pagar mensalidades.

Outra coisa que faz parte deste modelo de escritório compartilhado é a relação interpessoal no ambiente de trabalho. Lá, você tem a chance de trabalhar ao lado de microempreendedores que tenham a ideia de fundar uma startup ou se deparar com empreendedores de sucesso e que já saibam o caminho das pedras de X seguimento do mercado. Com isso, muitas ideias e interesses são compartilhados entre profissionais.

Vantagens do coworking

Os coworkings vão além do que apenas espaços bem estruturados para trabalho, são um movimento de mentes, empresas e comunidades que desenvolvem seus negócios focando no crescimento colaborativo. Veja abaixo, os principais pilares que sustentam esse modelo de escritório.

 

  • Lugar fértil para fazer networking

Quem precisa atrair clientes e parcerias ou está dando os primeiros passos no mercado de trabalho não se manterá na profissão se não construir uma boa base de networking.

Trata-se de algo obrigatório para profissionais de qualquer área e, quando se investe no aluguel de coworkings, essa tarefa fica muito mais fácil, além de acontecer mais naturalmente.

Se você é um designer, por exemplo, e tem como rotina desenvolver desenhos, gráficos e páginas, talvez seja boa ideia oferecer serviços para um advogado que esteja precisando atualizar sua identidade visual.  Além disso, há ainda a possibilidade de trocar serviços com ele, se você estiver precisando de um apoio nas questões jurídicas de seus negócios.

Como o lugar é um polo de profissionais distintos, a chance de trocas profissionais acontecerem é sempre grande. E com um networking ampliado, as oportunidades de trabalho não vão se limitar aos serviços da empresa para a qual trabalha.

Se você é dono de uma empresa, há ainda a possibilidade de conhecer novos profissionais ou firmar novas parcerias.

 

coworking-escritorio-compartilhado

 

  • A redução de gastos é visível

No modelo coworking, os envolvidos dividem um mesmo espaço, como já foi dito acima, dividindo também o aluguel do escritório compartilhado. Sendo assim, podem usufruir de salas de reunião, luz, internet, água, gás, telefone, etc. Como existe a divisão dos gastos, ninguém assume a dívida sozinho e isso aumenta o lucro do seu negócio.

Essa possibilidade é atrativa para empreendedores ou empresas, mas é uma mão na roda para quem ainda está engatinhando e quer ter espaço para receber seus clientes, oferecer seus serviços, expandir seu networking e ter a comodidade de desempenhar suas funções num local com estrutura otimizada. Basicamente, você terá um escritório, só que mais barato que o individual.

 

  • Trabalhando em endereço comercial prestigiado

Todo mundo sabe que trabalhar em casa, além de não ser tão bom para manter a disciplina e correr o risco de ser problemático na maioria das vezes – já que quem reside conosco dificilmente irá respeitar nosso horário de trabalho – não é a melhor opção pelo fato de não ter sido estruturado para ser local de business.

O endereço, dependendo da localidade, pode também não ser nada atraente e isso irá acabar afastando clientes. Um endereço comercial em uma região mais privilegiada da cidade, além de ser mais perto dos grandes centros, pode aumentar a credibilidade de seus serviços.

Você poderá usar seu endereço comercial nos materiais de comunicação e deixar para dar seu endereço residencial apenas para amigos mais próximos.

Por estar mais próximo dos centros urbanos, fica mais fácil conhecer outros profissionais ou participar de eventos, além de poder marcar reuniões sem se preocupar com horários.

 

  • Mais produtividade

Quem já experimentou o home office sabe que essa opção não é das melhores para muitos profissionais, sendo um convite ao atraso nos projetos.

Mesmo que se tenha um espaço grande, bem estruturado, numa localização boa e com privacidade e silêncio, é quase impossível fugir dos parentes, cachorros e daquela sensação de que você está em casa e não precisa se comprometer 100% com sua postura.

No modelo coworking, você irá trabalhar rodeado de profissionais que têm um mesmo objetivo: começar e terminar o trabalho do dia sem interrupções ou atrasos e da melhor forma.

Estando fora de casa e em um ambiente que traz essa sensação de foco e concentração, você trabalha com mais vontade e foca apenas no trabalho, evitando conciliar com outras tarefas domésticas ou pessoais.

 

  • Melhorar o marketing pessoal

Quanto ao marketing pessoal, os espaços de coworking oferecem telefones e máquinas individuais, além de um serviço de recepção, o que otimiza a imagem de seus negócios.

Você poderá ter um número de telefone para receber chamadas comerciais e incluí-lo em seus perfis, cartões de visita ou site.

Muitas vezes, só o endereço e um e-mail não são suficientes para atrair clientes ou empresas. No universo frenético dos negócios, é mais prático e fácil ligar!

Que tal inovar?

Apostar em um coworking pode ser muito vantajoso. O espaço pode oferecer novas oportunidades, contatos e experiências, além de proporcionar um economia com gastos em grandes imóveis comerciais.

Você pode visitar alguns desses escritórios compartilhados e aproveitar para conversar com quem o utiliza. Muitas vezes, apostar nessa inovação pode ser um ótimo negócio.

Conheça alguns coworkings em São Paulo e entre em contato com um anunciante para agendar uma visita!

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO