fbpx

A presença de plantas é benéfica aos funcionários, mas elas vão necessitar de alguns cuidados básicos

A tendência para os ambientes corporativos é que eles tenham cada vez menos cara de escritório. Para que o local fique moderno, as plantas no escritório são uma das muitas boas soluções.

Nas grandes cidades, é cada vez mais raro que os trabalhadores tenham contato com a natureza, já que as ruas são altamente urbanizadas e os escritórios ficam em andares elevados dos empreendimentos comerciais. As plantas ajudam a amenizar esse problema e tornam o ambiente mais agradável.

O toque verde tem muito a ver com a decoração do local, já que plantas são perfeitas para dar cor, preencher espaços vazios e impressionar os visitantes. Porém, elas também trazem uma série de benefícios para os funcionários que passam o dia todo no escritório.

Por que ter plantas no escritório?

As plantas têm uma influência positiva no nosso humor. Em estudo feito pela Universidade do Texas comprovou que os trabalhadores que tinham plantas no escritório estavam muito mais felizes com suas condições de trabalho em comparação àqueles que não tinham acesso ao verde. 

Já a Universidade de Surrey descobriu que as plantas são capazes de reduzir o estresse de quem está trabalhando, diminuindo a frequência cardíaca e a pressão arterial ao longo do expediente.

Além disso, as plantas contribuem para a saúde dos funcionários. Elas filtram o ar, absorvendo as toxinas dos ambientes internos, e aumentam a umidade do ar, tornando-o agradável para as vias aéreas.

É claro que os vegetais vão precisar de alguns cuidados diários. Regar, podar e limpar ao redor do local são tarefas que deverão ser feitas com frequência, portanto, é melhor contar com um funcionário ou com um rodízio para isso.

Veja as melhores plantas para ter no escritório.

As melhores plantas para escritório

Para que as plantas cumpram o seu papel, mas sem incomodar o dia a dia das empresas, é preciso escolher aquelas que são duráveis, necessitam de poucos cuidados, se adaptam a ambientes pouco luminosos e sobrevivem em temperaturas amenas, como as sugestões a seguir:

Samambaia

Algumas pessoas tem a dúvida: Será que ter plantas no escritório combina? Vamos entender alguns motivos para incutir natureza na nossa rotina. Ela combina com todos os tipos de ambientes, desde os escritórios clássicos até os mais moderninhos. Ela também é muita querida por estar ligada a lembranças positivas na infância, e por ser extremamente barata e resistente.

Existem muitas espécies de samambaia, como a de metro, a paulistinha, a renda portuguesa, a avenca e a havaiana. Em comum, todas elas são ideais para purificar e umidificar o ambiente.

Entre os cuidados, essa planta necessita de solo sempre úmido e adubado. A samambaia pode ser cultivada em vasos ou jardineiras à meia sombra, mas precisam ficar a certa altura do solo para que suas folhas possam ficar pendentes.

Lavanda

A lavanda é uma planta rústica e, ao mesmo tempo, delicada. Ela tem um cheiro agradável e pequeno porte, sendo uma opção ideal para decorar a sala de reuniões, por exemplo.

Se receber cuidados adequados, essa planta pode viver por mais de dez anos! Para isso, ela precisará ficar em vasos sozinha e sem outras plantas em seu entorno. Ela não precisa de muita água, mas deve ser exposta ao sol no início do dia.

É essencial colher as flores da lavanda periodicamente e, no outono, realizar uma poda total. Deixe as flores secar e faça aromatizadores de ambiente, que podem decorar as mesas de cada funcionário do escritório.

Bonsai

Originário da China, mas muito popular no Japão, bonsai quer dizer “plantado em um vaso”. Ele é uma árvore que cresce pouco pois seu espaço é delimitado por um vaso pequeno, porém, pode durar por muitos anos se for bem cuidado.

Como cada bonsai é uma árvore diferente, ao comprar ou ganhar uma planta como essa é preciso se informar sobre seus cuidados. De forma geral, ele não deve ficar próximo a computadores e devem ter acesso à luz do sol diariamente.

O cuidado mais complicado em relação ao bonsai é a troca de vaso. A cada dois anos, quando as raízes ocuparem todo o espaço, será o momento de fazer uma transferência para que a planta continue crescendo saudável. 

Mas, se você não está satisfeito especificamente com o seu ambiente corporativo, veja as salas comerciais a venda em SP e encontre a ideal.

Conheça algumas plantas que são ideais para ter no escritório.

Bambu

O chamado bambu da sorte é uma planta de pequeno porte que requer poucos cuidados, mas que acrescenta sofisticação a uma prateleira, por exemplo, pois a planta não tolera a exposição direta ao sol.

Ele pode ser cultivado na terra ou diretamente na água, desde que o líquido contenha pouca concentração de flúor – que torna a planta amarelada. A rega deve ser feita uma vez por semana, sendo suficiente apenas para cobrir as raízes ou deixar o solo úmido.

Quando o bambu apresenta cheiro azedo, é um sinal de que ele está fragilizado. Nesse caso, corte as folhas e caules amarelos para tentar salvar o bambu. Se isso não ocorrer rapidamente, descarte a planta, pois o odor não é saudável para os seres humanos.

Cacto

Pequenos vasinhos de cactos são ideais para decorar as mesas dos funcionários, enquanto que uma versão de porte médio pode ficar próxima à recepção. Se o escritório tiver um jardim, o cacto também pode viver ali, diretamente no solo.

O cacto é uma das melhores plantas no escritório, pois requer quase nenhum cuidado. Eles se adaptam a qualquer ambiente, mesmo com pouca luz solar, e devem ser regados com pouca água a cada 15 dias.

É muito importante orientar os funcionários quanto à presença de espinhos nessa planta. Eles não devem ser removidos, pois isso pode sensibilizar o cacto, e também não devem ser exageradamente manipulados.

Se o seu único problema é a localização da empresa, veja diversas dicas para alavancar na mudança e ter sucesso.

Você tem plantas no seu ambiente corporativo? Diga para nós qual a sua opinião sobre isso.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO