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Aprenda a escolher o ponto comercial ideal com essas 5 dicas valiosas!

Se tem uma dúvida cruel que já fez parte ou ainda vai fazer da vida de um novo empreendedor é a respeito do ponto comercial.

Quando se está começando algo novo e não se tem um ambiente de trabalho para executar tarefas e oferecer serviços, isso pode configurar um grande problema na vida do profissional.

Ter um bom ponto comercial, hoje, é mais do que determinante para quem busca o sucesso lá na frente. Por isso, na hora de abrir um novo negócio, nem pensar em confiar na própria intuição. É necessário pesquisar e muito sobre qual será a área de operação, potenciais clientes e sua relação com a própria comunidade.  

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O ponto comercial é importantíssimo para qualquer negócio, não bastando ter apenas bons produtos, preços atraentes e vendedores eficientes. Se não houver boa localização, o sonho do empreendimento pode ir por água abaixo.

E se você é daqueles que acham que procurar ruas movimentadas ou se afastar de possíveis concorrentes já é o suficiente, saiba que nem sempre essas ideias dão certo. Hoje, separamos algumas dicas para ajudá-lo a encontrar seu imóvel comercial ideal.

 

Localização do imóvel é tudo

Quem está em busca de um ponto comercial para alugar deve sempre ter em mente a palavra “proximidade”. Isso porque, além de estar próximo dos clientes, o local deve estar perto de pontos de táxi e ônibus, bancos, correios, chaveiros, farmácias, shoppings e supermercados, por exemplo.

Os shoppings também são uma ótima opção para quem quer abrir lojas, mas é recomendado não optar pelos finais de corredor ou último andar e dar preferência a áreas mais visíveis.

Dentro disso, está também a vizinhança e a acessibilidade. Ficar isolado e longe de tudo nunca foi e nem será a melhor opção. Por isso, o melhor é sempre analisar sua vizinhança e ver se há incompatibilidades, que acabam afastando clientes.

Como exemplo, temos uma loja de joias ao lado de uma marcenaria barulhenta, ou uma loja de perfumes que fica de frente para um bar sem infraestrutura.

 

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Teste seu futuro ponto comercial

É normal que muitos empreendedores deixem a ansiedade de abrir um novo negócio passar por cima do planejamento. Pesquisar a localização é tão importante quanto a análise do movimento.

Algumas ruas movimentadas só o são pelo trânsito de veículos e não são interessantes para muitos comércios. Se seu futuro cliente tem alto poder aquisitivo, evite ruas com muito movimento.

Outro fator que influencia na procura do ponto comercial para locação é o pico desse movimento. Isso pode ser feito em diferentes dias e horários, analisando os hábitos de quem passa pelas ruas e utiliza os serviços do local.

Ao lado desse ponto, vem a segurança dos clientes, que também é importante para o seu negócio.

Não se baseie apenas no aluguel

Outro grande erro que muitos empreendedores cometem na hora de escolher seus imóveis comerciais para alugar é basear-se apenas no valor do aluguel. É claro que se o valor do aluguel é exorbitante, ele merece atenção redobrada.

Porém, os custos extras que estão envolvidos na abertura de um negócio também têm um papel extremamente importante nesse cálculo. Deve-se avaliar ainda o potencial de consumo, a movimentação do local, além do marketing e tipos de serviços.

Em geral, shoppings e grandes centros comerciais, por exemplo, já incluem uma maior segurança, variadas vias de acesso e certo grau de manutenção.

Alugar um ponto comercial mais barato ou menor só para poupar mais dinheiro, talvez não seja muito promissor no fim das contas, já que você pode estar adaptando a ideia inicial a algo mais restrito e isso vai contar pontos negativos posteriormente. Isso só é válido, entretanto, quando se trata de algo mais simples e experimental.

Cada cliente vale ouro

Quando a ansiedade ataca e o profissional não estuda o potencial da região antes de abrir seu negócio, as chances de dar tudo errado são bem grandes.

Buscar um ponto comercial para alugar não é algo corriqueiro e estamos falando de algo que impulsionará – ou não – todos os passos seguintes do caminho de seu negócio.

Depois de ir em busca de pontos comerciais, o empreendedor precisa avaliar se o que ele está oferecendo tem sentido naquele local. Em restaurantes fast-food, por exemplo, o que atrai os consumidores é a fachada e quase sempre esses locais se situam em áreas de trânsito intenso.

Nesse caso, a acessibilidade tem grande importância para seus clientes, tanto de carro como também a pé.

 

Tendência populacional e concorrência

Ao procurar pelos pontos comerciais, faça uma pesquisa sobre a situação atual da população local. Estude desde índices de crescimento até expectativas gerais da região escolhida para ter uma maior previsão de como deslanchará seu negócio.

Para o aluguel de pontos comerciais em São Paulo, por exemplo, há uma forte redução em regiões centrais e a população aumenta em áreas mais periféricas. Ou seja, numa mesma cidade, existem áreas que estão caindo em declínio por uma série de razões e, junto a isso, vem a diminuição do poder aquisitivo, enquanto que em outras a ascensão é visível.

Preparando-se para a tendência, você fica muito mais consciente para futuras mudanças e passa a ver além do próprio planejamento.

A concorrência também é outro ponto a ser estudado, já que em muitas áreas o mercado já está saturado para tais serviços ou produtos. O empreendedor que estiver querendo abrir seu negócio precisa estar ciente do que possa vir a ser um diferencial no mercado.

Oferecer mais do mesmo pode até funcionar, mas não lhe colocará num patamar acima dos demais, o que acontece quando se sobressai. E isso é possível quando se oferece algo diferente e, ao mesmo tempo, promissor.

Inicie seu negócio

Com as dicas acima, você pode começar a buscar os imóveis mais adequados de acordo com as características importantes para sua empresa.  Após pesquisar e achar o o seu imóvel, basta começar a colocar sua ideias em prática e sua empresa em funcionamento!

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