fbpx

A arquitetura é muitas vezes deixada de lado em projetos corporativos, mas essa não é uma decisão sábia. Saber planejar esse aspecto pode proporcionar excelentes resultados

Muitas pessoas acreditam que, para poder ocupar um edifício ou uma sala comercial, basta que essa tenha espaço disponível para a equipe de trabalho e seus colaboradores, sem nenhum tipo de cuidado especial ou planejamento personalizado.

À primeira vista, essa pode parecer uma opção acertada. Afinal de contas, sem espaço não é possível alocar de uma maneira confortável e prática os colaboradores, correto?

Realmente, sem espaço, não há como oferecer condições de trabalho adequadas à equipe, mas não é só isso que é necessário. Felizmente, mais e mais pessoas estão se dando conta disso e conhecendo mais sobre projetos de arquitetura corporativa, que devem ditar o rumo desses ambientes no futuro.

O Que é a Arquitetura Corporativa?

Todo mundo quer ter uma casa confortável e aconchegante. Não é necessário ter nenhum palacete ou casa de luxo, mas é importante que ela seja adequada às necessidades de seus moradores e ofereça tudo (ou quase tudo) aquilo que eles precisam.

Logo, não é viável ter um banheiro com 16 m² é um quarto de casal com 10 m², por exemplo. Ter um banheiro maior do que o quarto pode fazer com que esse cômodo não seja totalmente aproveitado e que o quarto seja desconfortável e muito apertado.

Esse paralelo com a arquitetura residencial foi feito apenas para compreender melhor como deve ser um projeto de arquitetura corporativa. Não basta ter um espaço disponível, ele deve ser funcional e projetado especialmente para que seja o melhor ambiente possível.

A arquitetura corporativa é um conceito que muda de acordo com a necessidade de cada cliente, da mesma forma que acontece com os moradores de uma casa. Por isso, uma empresa de engenharia civil provavelmente será diferente de uma agência de marketing digital, por exemplo.

Porém, independentemente de qual seja o ramo da empresa ou seu porte, ela precisa ter um projeto de arquitetura corporativa, o que pode influenciar diretamente nos resultados obtidos.

Criando Um Projeto de Arquitetura Corporativa

Como um Projeto de Arquitetura Corporativa Pode Melhorar os Resultados da Empresa?

Imagine uma agência de marketing. Todos os funcionários precisam trabalhar em equipe, já que o objetivo é sempre o de oferecer o que há de melhor aos clientes. Portanto, é importantíssimo que haja sinergia entre os funcionários.

Porém, quando o imóvel foi alugado ou construído, isso não foi levado em consideração. Logo, cada uma das equipes (comercial, criação, desenvolvimento, atendimento, entre outras) ficam divididas em salas fechadas, sem saber o que acontece com os outros colaboradores.

Para que toda a equipe se reúna, é necessário se encontrar na sala de reunião, que é utilizada com pouca frequência. No final das contas, os funcionários de diferentes setores mal se falam direito.

Será que essa é uma decisão sábia? Certamente não, pois acaba por criar um ambiente isolado, em que não há a comunicação necessária. As consequências da falta de entrosamento podem ser vistas na queda dos resultados dos clientes, que procurarão por outra agência caso fiquem insatisfeitos.

Esse é apenas um exemplo de como a falta da arquitetura corporativa pode causar uma influência muito negativa na empresa.

A situação descrita acima pode ser totalmente diferente. Se o ambiente fosse aberto, em que todos possam se ver e conversar a respeito dos projetos, nenhuma ideia passaria despercebida e o foco de todos os colaboradores será o mesmo: oferecer o melhor aos clientes.

Com mais interação, surgem mais ideias. Quando elas são implantadas, podem melhorar os resultados dos clientes, que se sentirão mais satisfeitos e ficarão fidelizados à agência.

Empresas de todos os segmentos e portes podem (e devem) passar a utilizar o conceito de arquitetura corporativa em seus ambientes de trabalho, o que também gerará um ambiente mais harmonioso, tranquilo e descontraído. Até mesmo a saúde física e mental dos colaboradores melhorará muito.

Trabalho Em Equipe Para Obter Resultados Na Empresa

Como Escolher um Ambiente Com Boa Arquitetura Corporativa?

Quem quer saber como negociar um imóvel comercial precisa colocar em mente que a arquitetura do ambiente conta muito. Caso contrário, a pessoa pode ser seduzida por uma oferta barata, mas com um escritório ou uma sala comercial que não atende suas expectativas.

Por isso, na hora de fazer uma visita ao local, uma boa dica é levar um arquiteto de confiança para acompanhá-lo. Assim, o profissional dirá se o ambiente é mesmo o melhor para as necessidades do futuro comprador, se há a possibilidade de ajustar o projeto ou se não é uma boa oportunidade.

É muito melhor prevenir do que remediar. Por isso, antes de seguir os procedimentos de um financiamento imobiliário comercial e adquirir um imóvel que não seja o ideal, o melhor é evitar futuros problemas.
Assim como a economia colaborativa, a arquitetura corporativa são tendências que devem crescer cada vez mais. Portanto, os interessados em alugar imóvel comercial ou adquirir um imóvel desse tipo que pensarem na arquitetura corporativa obterão resultados muito melhores.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO