Aposte nos ambientes de trabalho inteligentes, que priorizam o profissional e contribuem para a produtividade

O mercado imobiliário está repleto de inovações e tendências. Quando se fala em imóveis corporativos, a principal novidade é o smart workplace, ou seja, um local de trabalho 100% focado em quem trabalha.

Ele está alinhado com a OMS (Organização Mundial de Saúde), que afirma “Ambiente de trabalho saudável pode ser descrito como aquele em que trabalhadores e gestores contribuem ativamente para a promoção e proteção da saúde, segurança e do bem-estar de todos os funcionários”.

Esse novo conceito oferece espaços inteligentes para atrair e reter profissionais que atuam de forma colaborativa, flexível e multitarefas, sem deixar de lado a beleza, a qualidade de vida e o bem-estar de cada um. O grande objetivo dessas medidas é aumentar a produtividade dos trabalhadores.

A tendência se originou a partir de uma migração da lógica do produto para a lógica do serviço, do B2B ou do B2C para o H2H (humanos para humanos), colocando quem trabalha em primeiro lugar. O conceito está em linha com o que as gerações Y e X, que estão se inserindo no mercado de trabalho, esperam.

Inclusive, saiba o que podemos esperar para o mercado imobiliário comercial em 2018!

Além disso, a evolução da neuroarquitetura está abrindo caminhos para o smart workplace. Ela oferece explicações sobre o porquê um trabalhador se sente bem no ambiente em que trabalha e como isso afeta o seu desempenho.

Como é o novo ambiente?

Como é o novo ambiente?

Um imóvel com um ambiente de trabalho inteligente é composto por estratégias de ergonomia, iluminação, layout, acústica, climatização, cores, identidade visual, entre outras, pensadas exclusivamente para a força de trabalho.  

O smart workplace, por exemplo, otimiza o espaço de trabalho do profissional. As estações de trabalho em L podem ser substituídas por mesa plataforma, onde cabem mais profissionais.

Os lugares não são fixos, já que devido a férias, reuniões, atividades externas, trabalho remoto e outros fatores, nem todos os colaboradores usam suas mesas ao mesmo tempo.  Só essa medida já permite uma economia de espaço e custo de até 30% para as empresas.

Com novas mesas e a variação de lugares, é possível agrupar profissionais de diversas áreas, promovendo novos insights para a empresa, além de descontração e engajamento para quem está trabalhando.

As soluções inteligentes adotadas no smart workplace não param por aí. Elas estão presentes também na IoT, nos componentes, na sustentabilidade, nos processos e, com o auxílio da tecnologia, as novidades estão surgindo cada vez mais.

Por onde começar

O ambiente de trabalho inteligente é um conceito que pode ser aderido aos poucos, especialmente em empresas que já estão instaladas e têm dificuldades de promover uma grande mudança de uma vez só.

Veja pro onde começar!

Confira 5 erros para nunca cometer na procura de um imóvel comercial!

Elas podem implementar essa novidade inicialmente no espaço físico, e, na sequência, expandir as medidas para outras soluções mais elaboradas. Saiba como fazer isso no seu imóvel:

– Crie um espaço de convivência em sua empresa. Pode ser uma copa para o café ou um espaço de descontração com TV, videogame e sofás, por exemplo. Estimule o uso pelos profissionais.

– Permita a personalização das estações de trabalho. Cada profissional é único e suas mesas devem refletir sua personalidade. Se houver rodízio de mesas, lembre-os de dar preferência a objetos fáceis de serem removidos, transportados e montados.

– Setorize menos as suas equipes. Deixe os ambientes abertos e livres de divisórias para que os profissionais possam se integrar, fazer amizades e gerar novas ideias por meio de conversas agradáveis e inspiradoras.

– Ofereça espaços onde os profissionais possam fazer reuniões presenciais, virtuais e, eventualmente ser transformado em uma sala de treinamento ou em um refeitório. Espaços que atendem a diversas necessidades são importantes e econômicos.

– Aproveite a iluminação natural para proporcionar mais concentração e foco aos profissionais. Aproveite também 5 dicas de decoração para seu escritório com Feng Shui. Para completar, coloque luminárias de LED branca para a iluminação indireta, abajures individualizados em cada estação de trabalhos e luminárias decorativas. 

WebEscritórios

Ver todas as postagens

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO