fbpx

A Taxa Selic influencia o mercado imobiliário comercial, descubra como

 

Provavelmente, todo mundo já ouviu falar sobre a taxa Selic, que é extremamente importante para a economia de todo o Brasil. Porém, geralmente o que existe é a divulgação de quanto está essa taxa, sem dar maiores informações a respeito de como ela funciona.

Não são apenas investidores e pessoas de negócios que precisam entender sobre esse assunto. Afinal, a flutuação dessa taxa pode modificar todo o cenário econômico atual, o que consequentemente pode afetar todos os consumidores.

O mercado imobiliário comercial também é diretamente afetado pela variação dessa taxa. Por isso, quem pensa em comprar, vender ou alugar um imóvel desse tipo precisa estar a par dessas informações. Quem deseja saber qual é a taxa Selic atual, como ela funciona e qual é sua influência no mercado imobiliário comercial está no lugar certo.

O Que é a Taxa Selic?

Por vezes, o Governo do Brasil pega empréstimos com os bancos. Geralmente, isso acontece por 2 motivos: quando seus custos são maiores do que os valores arrecadados ou quando a inflação está em alta. Nesse último caso, o governo vende Títulos do Tesouro aos investidores, que vêem nessa proposta uma alternativa de guardar dinheiro.

A taxa Selic (Sistema Especial de Liquefação e Custódia) é a média dos juros que o governo paga aos bancos para pegar seu dinheiro emprestado. Quanto maior for a taxa Selic, mais vantajoso se torna para os bancos oferecer esse empréstimo, já que o governo paga um bom valor por tomar grandes quantias emprestadas.

Por outro lado, quando a taxa Selic cai, os bancos tendem a emprestar o dinheiro aos consumidores. Por mais que o valor desses empréstimos não seja tão alto, os juros são maiores do que aqueles cobrados ao Governo, então a equação fica quase equilibrada.

A importância de saber qual é a taxa Selic atual é tão grande porque o governo a utiliza para o controle da inflação. Quando a Selic é baixa, existe mais dinheiro em circulação no mercado e, portanto, a arrecadação de impostos fica maior.

Outra vantagem da taxa Selic baixa é que a maior movimentação de renda no país aumenta o consumo, o que por sua vez faz com que as empresas cresçam e, consequentemente, existam mais vagas de emprego no País.

Taxa Selic Atual 2017 Informações

Quando Ela Afeta o Consumidor?

Até o momento, a taxa Selic foi tratada como algo que favorece as empresas e o governo, mas muita gente ainda pode estar pensando em como isso pode afetar suas vidas diretamente.

A taxa Selic atual é utilizada como base para todas as operações de crédito no Brasil. Portanto, sua variação pode afetar os juros cobrados no cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos e todos os outros produtos e serviços financeiros oferecidos aos consumidores.

Ainda assim, o efeito dessa variação não é imediato. Por isso, mesmo que a taxa diminua de uma semana para a outra, por exemplo, os bancos não repassarão isso para o consumidor com a mesma velocidade.

 

Para o Mercado Imobiliário Comercial, é Melhor Que a Taxa Selic Esteja Alta ou Baixa?

Essa é uma questão que depende do lado que as partes estão. Para os bancos, por exemplo, o melhor é que a taxa esteja alta, pois assim os juros cobrados no financiamento serão maiores e seu lucro também será.

Em contrapartida, para os consumidores, o melhor é que a taxa Selic esteja baixa, pois isso tornará mais fácil e barata a contratação de financiamentos. Além disso, também haverá um aquecimento no mercado, já que mais pessoas terão condições de investir em imóveis comerciais.

 

Qual é a Taxa Selic Atual?

Atualmente, a taxa Selic é de 8,25% ao ano. Essa taxa, inclusive, está em baixa desde 29/07/2015, quando estava em 14,25%. Ao visualizar o histórico das taxas de juros, é possível perceber que a taxa realmente é favorável, já que seu valor já foi de até 45%, o maior registrado da história, em 04 de março de 1999.

Mesmo com as condições da taxa Selic atual tão favoráveis, é muito importante que os interessados saibam como negociar um imóvel comercial, pois isso pode fazer com que eles economizem ainda mais na hora da compra e consigam realizar esse sonho tão esperado.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO