O Centro do Rio de Janeiro figurou importantes momentos da história do Brasil, uma vez que a cidade foi a sede administrativa do país entre 1763 e 1961. Ainda carregando esse legado, montar uma empresa na centralidade da capital fluminense oferece uma série de possibilidades e benefícios. Quer saber quais são? Então confira o artigo que o WebEscritórios preparou!

A expansão da região central do Rio de Janeiro

Fundada em 1565, o Rio de Janeiro começou a crescer no entorno da região do Morro do Castelo, no Centro, com alguns portugueses que buscavam se estabelecer ali. A zona central adquiriu um papel mais importante a partir de 1763, quando os minérios extraídos do interior do país passaram a ser enviados à Europa por meio do porto que existia na cidade.

Com a chegada da família real, em 1808, o Centro do Rio de Janeiro começou a gerar ainda mais atividade — afinal, agora era a sede de todo o império português. O crescimento era desenfreado da cidade, principalmente da zona central. Porém, essa movimentação gerou uma série de problemas, como cortiços, doenças, agentes sanitários e muitos outros.

Por conta disso, o prefeito Pereira Passos adotou o plano Bota-Abaixo, em 1903, que visava revitalizar e sanar os problemas por meio de um projeto de tornar o Rio de Janeiro a “Paris brasileira”. Assim, o Centro do Rio de Janeiro se tornou o principal ponto comercial e financeiro da cidade, com a instalação de grandes empresas.

Com o boom de bairros mais afastados, como o da Barra da Tijuca, houve um declínio na região a partir dos anos 1980. Entretanto, foram feitos projetos de revitalização que colocaram, novamente, o foco no centro.

Por que ter uma empresa no Centro do Rio de Janeiro?

Toda a herança histórica faz com que o Centro do Rio de Janeiro seja um dos melhores pontos para a instalação de uma empresa. Afinal, foi nessa região que a cidade nasceu e se desenvolveu, tendo presenciado os mais importantes momentos da história carioca. Por isso, os moradores da cidade valorizam muito a cidade.

Acesso

A zona central é acessível por diversas linhas de metrô, trem e BRT, além de ônibus regulares. Isso permite que o fluxo de pessoas seja amplo, havendo grande visibilidade para os empreendimentos instalados na região.

Centro cultural, turístico, econômico e empresarial

As principais atividades do Rio de Janeiro estão no centro. O local contempla espaços culturais, como o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Paço Imperial e até mesmo um sítio arqueológico, o Cais do Valongo. Ao mesmo tempo, também conta com empresas como a Vale, a Petrobrás e a Embratel. Isso tudo além, é claro, de uma grande variedade de lojas e shoppings.

Gostou de saber o porquê de ter uma empresa no Centro do Rio de Janeiro? Então leia outros artigos no blog da WebEscritórios! Aproveite e encontre as melhores salas comerciais da região em nossa plataforma.

Agência Mestre

Ver todas as postagens

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie seus imóveis
Click e saiba mais
Anuncie em nossos portais

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

FALE CONOSCO