Se você é um empreendedor do setor imobiliário, precisa conhecer os métodos de avaliação do espaço para conseguir calcular o preço do imóvel de forma justa. Afinal, caso não souber encontrar o valor adequado, pode acabar saindo no prejuízo, ou não conseguir fechar um contrato por estar cobrando acima do que deveria. 

Veja só as dicas que o portal WebEscritórios selecionou para te auxiliar!

O que levar em conta ao calcular o preço do imóvel?

Não importa se você irá alugar ou vender, é importante saber como calcular o preço do imóvel para garantir que conseguirá fazer bons negócios e lucrar em cima de seus investimentos imobiliários.

Para saber quanto vale, é preciso levar em conta os seguintes pontos:

Aspectos gerais do imóvel

Utilize a média por metro quadrado na região para facilitar os cálculos. No caso de condomínios, adicione na conta se há academias, piscinas, quadras poliesportivas, playgrounds e outras atividades para os moradores.

Se trata de uma casa ou apartamento? Qual a área total? Possui quantos quartos e banheiros? Conta com algum tipo de espaço de lazer, como quintal ou varanda? Tem garagem ou vaga no estacionamento? Tudo isso é importante na hora de calcular o preço do imóvel.

Estado de conservação

É imprescindível levar em consideração se o novo dono irá precisar fazer reparos para poder morar — encanamento, parte elétrica ou até mesmo obras aparentes —, pois isso pode reduzir o valor. 

Localização

Este é um ponto importante que pode fazer com que dois imóveis com as mesmas características apresentem uma discrepância de valor enorme. Caso o espaço esteja localizado em uma área altamente valorizada — bairro considerado bom e seguro, próximo a comércios, restaurantes e serviços, com fácil acesso, perto do metrô ou de grandes avenidas, entre outras coisas — é possível pedir mais.

E como calcular o valor do aluguel do imóvel?

Todos os aspectos citados anteriormente são importantes para fazer o cálculo do valor do aluguel do imóvel. Para chegar a uma quantia ideal para pedir a seus inquilinos, é importante considerar o preço de venda desse espaço. 

Assim, calcule de 0,5% a 1% desse valor e chegará a um bom preço. Porém, é preciso levar em consideração também, a quantia que costuma ser pedida no mercado imobiliário. Se houver uma diferença muito grande para mais, pode ser difícil fechar um contrato de locação.

Gostou de saber como calcular o preço do imóvel? Então leia mais artigos aqui no blog da WebEscritórios!

Agência Mestre

Ver todas as postagens

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
EM NOSSOS PORTAIS
Quero Anunciar